Duas centenas de seniores marcaram presença na inauguração da exposição “Histórias à volta da mesa”

25.10.2024 –

Decorreu no sábado, 19 de outubro, a inauguração da Exposição “Histórias à volta da mesa” na Biblioteca Municipal João Grave, a apresentação do livro que compila este conteúdo, bem como o Lanche-Convívio na sede da Confraria “As Sainhas” de Vagos.

A exposição integra registos fotográficos e narrativas gastronómicas obtidas em cada uma das deslocações às IPSS do concelho, ao longo de dois anos, e que tiveram início em dezembro de 2022. Através de uma exposição colaborativa, as IPSS participaram com a decoração de uma tela, personalizando as histórias recolhidas numa obra única. Foi, ainda, apresentado pela vereadora do pelouro Coesão Social e Maioridade, Susana Gravato, o livro “Histórias à volta da mesa – tradição oral das sainhas que compila registos fotográficos das atividades, narrativas orais dos participantes (maioritariamente institucionalizados) e um conjunto de expressões típicas.

Seguiu-se um convívio na sede da Confraria “As Sainhas”, através de um lanche que incluiu sainhas, pão de cornos, broa mimosa, aletria, doçaria tradicional, entre outras iguarias. O Lanche-Convívio ocorreu na sede da Confraria e contou com a presença de cerca de 200 seniores.

Este projeto foi, para uns, um momento de convívio gastronómico, mas, para outros, constituiu uma oportunidade única de transmissão de conhecimento. Finalizamos esta trajetória com a partilha de um participante que classificou esta atividade sénior como “a melhor até ao momento”, uma vez que, aliou convívio, gastronomia e permitiu ganho de conhecimento, pela recolha e divulgação das tradições e história local.

Segundo a vereadora Susana Gravato, “este foi um momento particularmente marcante no que à emoção demonstrada pelos seniores e à interação que mantiveram uns com os outros e com todos os conteúdos apresentados diz respeito. Para o  Município de Vagos, é particularmente recompensador ter mais de duas centenas de participantes neste evento e perceber que correspondemos às expetativas dos nossos seniores.”