Dois pisos do Hospital de Valongo fechados devido a um incêndio

Em notícia avançada Pelo Jornal de Noticias, um incêndio deflagrou esta quinta-feira à tarde na ala psiquiátrica do Hospital de Valongo e obrigou à evacuação de todos os doentes e pessoal da unidade. Dois pisos foram atingidos e quase 40 doentes terão que ser mudados. O fogo, que se iniciou numa sala de isolamento da ala psiquiátrica, foi extinto pelos Bombeiros Voluntários de Valongo em cerca de 20 minutos sem que tenham sido registados feridos, mas obrigou à retirada dos 50 doentes que estavam internados naquela unidade.

As autoridades montaram um posto médico avançado no local destinado a acompanhar os pacientes e a fazer a triagem daqueles que terão que ser colocados noutros locais, já que os pisos 3 e 4 da unidade foram atingidos. Até ao momento, apenas um bombeiro sofreu ferimentos ligeiros numa mão.

Ainda segundo o JN os dois serviços atingidos pelo fogo, psiquiatria e medicina interna, estavam internados, 15 e 22 doentes, respetivamente, que serão colocados em camas do Hospital de S. João ou dentro de outros departamentos do Hospital de Valongo.

O alerta foi dado pelas 13.44 horas desta quinta-feira e as chamas deflagraram na ala de psiquiatria, no terceiro piso daquela unidade de saúde gerida pelo Hospital de S. João, no Porto.

Foi acionado o dispositivo de Proteção Civil que mobilizou todos os meios de emergência e socorro ao local.

Fonte: Jn