Dois jornalistas mortos e um ferido na Ucrânia

Pierre Zakrzewski era um experiente repórter de guerra da Fox News morto, que cobriu os conflitos na Síria, no Iraque e no Afeganistão. Oleksandra Kuvshinova também morreu no mesmo incidente.

O repórter de imagem da Fox News, Pierre Zakrzewski, foi morto esta terça-feira na Ucrânia, avança a estação de televisão norte-americana.

“É com grande tristeza e pesar que compartilhamos a notícia esta manhã sobre nosso amado cameraman Pierre Zakrzewski. Pierre foi morto em Horenka, nos arredores de Kiev, na Ucrânia”, disse a CEO da Fox News, Suzanne Scott.

Pierre Zakrzewski era um experiente repórter de guerra, que cobriu os conflitos na Síria, no Iraque e no Afeganistão.

A Fox News enderença condolências à família e sublinha que Pierre Zakrzewski tinha uma “paixão e talento jornalísticos sem igual”.

Já a Sky News avança que também a jornalista Oleksandra Kuvshinova terá morrido no mesmo ataque.

Por sua vez, Benjamin Hall, jornalista que acompanhava Zakrzewski ficou ferido com gravidade numa perna.

Pierre Zakrzewski é o segundo jornalista a morrer na guerra na Ucrânia, iniciada a 24 de fevereiro.

Brent Renaud foi o primeiro jornalista (e realizador) morto na Ucrânia, a 13 de março, por tropas russas.

Na segunda-feira, Benjamin Hall, jornalista britânico ao serviço da Fox News, foi hospitalizado depois de ter ficado ferido enquanto fazia a cobertura da guerra em Kiev.

“Ainda temos poucos detalhes até ao momento, mas o Ben está hospitalizado e as nossas equipas estão a trabalhar para recolher informações adicionais à medida que a situação se desenvolve”, disse em comunicado a diretora-executiva do canal de informação norte-americano, Suzanne Scott.

 

Fonte: Renascença (Ricardo Vieira, com agências)

Foto: Fox News