“Dois dedos de conversa… sobre a Rainha Santa Isabel” foi o mote do encontro de António Manuel Ribeiro Rebelo, professor associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com as mais de cinquenta pessoas que se deslocaram à Biblioteca Municipal de Cantanhede para conhecerem melhor o perfil da padroeira de Coimbra.
Organizada no âmbito do programa de dinamização sociocultural Tardes Comunitárias: Dar mais Vida aos Anos que a autarquia cantanhedense tem vindo a promover, a iniciativa teve como ponto de partida uma palestra daquele académico doutorado em literatura latina medieval sobre Isabel de Aragão.
António Rebelo partilhou os presentes factos históricos relacionados com a vida e obra da esposa do rei D. Dinis no seu papel de rainha, mãe e protetora dos desvalidos.
Além da sua atividade docente e de investigação e da sua participação em colóquios, congressos e grupos de trabalho, em Portugal e no estrangeiro, o atual presidente da Mesa Administrativa da Confraria da Rainha Santa Isabel é membro do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e tem publicados mais de uma centena de títulos, obras, artigos, traduções científicas, no âmbito das literaturas clássicas, da filologia latina medieval, do latim renascentista, da literatura portuguesa, da ecdótica e da didática. Participou em vários projetos científicos, desempenhou vários cargos académicos, entre os quais o de Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e integra diversas sociedades académicas e científicas, nacionais e internacionais.