Mais de 150 pessoas assistiram ao 9.º Sarau de Poesia promovido pelo Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Cantanhede que teve lugar no auditório deste equipamento cultural em 21 de Maio.
“Diz Igualdade” foi o tema escolhido para esta edição que surge na sequência das várias iniciativas idênticas que aquele grupo, constituído por leitores e amigos da biblioteca, tem vindo a realizar com alguma regularidade, no sentido de proporcionar a partilha de experiências literárias e de incentivar diferentes públicos a cultivarem o gosto pela poesia e pela literatura em geral.
No decurso do sarau, elementos do Clube de Leitura e seus convidados leram e cantaram textos e poemas sobre tolerância e diversidade cultural, de autores de língua portuguesa entre os quais Alexandre O’Neill, Ana Hatherley, Cecília Meireles, Eugénio de Andrade, Fernando Namora, José Carlos Ary dos Santos, José Saramago, Pedro Homem de Mello, Queiroga da Serra, Sophia de Mello Breyner Andresen, entre outros.
A nona edição da iniciativa inscreveu-se no plano de atividades do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Cantanhede, que teve como principal objetivo invocar poetas do cânone literário português, e entre outros aspetos, pretendendo também estimular e incentivar, na comunidade de leitores da biblioteca, o gosto pela leitura.
O dia 21 de Maio, escolhido pelas Nações Unidas para assinalar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, representa uma oportunidade para se aprofundar a compreensão sobre os valores da Diversidade Cultural e para se refletir sobre a riqueza da diferença e a necessidade do respeito pelo outro. Em 2001, a UNESCO adotou a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural e, em Dezembro de 2002, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), na sua Resolução 57/249, instituiu esta celebração a 21 de maio.
O programa inclui a participação de elementos do grupo de dança de salão da Aposenior, Coimbra e as intervenções musicais da Tuna dos Serviços Sociais dos Trabalhadores do Município de Cantanhede e do Coro Juvenil do Município de Cantanhede – Cantemus
O Clube de Leitura da Biblioteca Municipal tem como principal objetivo criar uma comunidade de leitores interessados em partilhar o prazer de ler e discutir as experiências resultantes de leituras pessoais e promover, em torno do livro e da leitura, um espaço informal de fruição de textos literários.
Pretende-se também dinamizar a Biblioteca Municipal com atividades geradoras de vivências que facilitem a interpretação e compreensão dos textos literários e, simultaneamente, favoreçam o conhecimento dos autores e da sua obra, bem como organizar, na Biblioteca Municipal, encontros quinzenais de leitura.