Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de Mira já está em prontidão

20.05.2025 –

Foi oficialmente apresentada, no dia 16 de Maio, a Equipa do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de Mira, que entra agora em ação preventiva num dos períodos mais sensíveis do ano para o concelho no que diz respeito ao risco de incêndios florestais.

A cerimónia de apresentação contou com a presença de autoridades locais e operacionais, entre elas o Presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, que falou ao Jornal Mira Online com franqueza sobre os desafios que o concelho enfrenta nesta época.

Esta é uma altura do ano que nos preocupa bastante”, admitiu o autarca, recordando que “já tivemos más experiências há não muito tempo, o que reforça a necessidade de estarmos preparados para agir rapidamente”. “Esta equipa pode ser necessária de um momento para o outro”, sublinhou.

Embora nem todos os meios estejam ainda totalmente operacionais, Artur Fresco garantiu que há prontidão para atuar em caso de necessidade imediata:

Sei que estarão preparados para agir de imediato, se for o caso”, afirmou, expressando também o seu reconhecimento pelo empenho de quem integra o dispositivo. “Quero deixar uma palavra de apreço ao grupo de homens e mulheres envolvidos, pois estarão mais tempo longe das suas famílias e em constante prevenção. Isso exige esforço físico e mental para desempenharem as funções que lhes foram confiadas”, concluiu.

Recorde-se que o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de Mira integra bombeiros e sapadores florestais em coordenação com outros agentes de proteção civil, que terão a missão de garantir a segurança do território, protegendo pessoas, bens e a vasta mancha florestal que caracteriza o concelho.

Jornal Mira Online

This slideshow requires JavaScript.