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Bairrada cria marca agregadora e identitária da região
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‘Aqui na Bairrada – Beber e Saborear’ aclamado por expositores e visitantes
Os dias 14 e 15 de Setembro de 2019 vão ficar para memória futura da Bairrada, uma região que soube “transformar o barro em tijolo” e que este ano celebra 40 anos de demarcação vitivinícola. Tendo como ponto de partida a cultura da vinha e do vinho, a Comissão Vitivinícola da Bairrada e a Rota da Bairrada souberam unir esforços para criar uma marca agregadora e identitária da região. Assistiu-se à sua apresentação na manhã de Sábado e, logo de seguida, à sua primeira aplicação no ‘Aqui na Bairrada – Beber e Saborear’. O evento foi aclamado, em uníssono, por expositores e visitantes.
A organização e produção do ‘Aqui na Bairrada’ esteve a cargo da Comissão Vitivinícola da Bairrada, da Rota da Bairrada e do Município de Anadia, contando com o apoio da entidade Turismo do Centro de Portugal e do Instituto da Vinha e do Vinho. O conceito criativo do espaço foi desenvolvido pela empresa bairradina Pedro M. Silva – Creative Way.
Esta foi a primeira edição do ‘Aqui na Bairrada – Beber e Saborear’, mas a sua génese remonta a 2013, ano em que a Comissão Vitivinícola da Bairrada desafiou os produtores de vinhos da região a fazer uma mostra de espumantes e vinhos “em casa”. A eles juntaram-se os sabores, tendo ganho o nome de ‘Encontro com o Vinho e Sabores – Bairrada’. Em 2017 assumiu a designação de ‘Bairrada Vinho & Sabores’ e passava a ser bienal.
Num momento de partilha, em que curiosos e enófilos têm o privilégio de estar frente a frente com os produtores, que cheios de entusiasmo e orgulho lhes apresentam os seus vinhos, imperava mudar de local – até então no Velódromo de Sangalhos – e apostar num evento mais acolhedor e intimista, a lembrar as típicas adegas e o espírito da Bairrada, uma terra de ‘bem-receber’. O interior do recente Pavilhão de Desportos de Anadia reunia todas as condições e foi o palco eleito para aquela que foi a melhor edição de sempre. Uma aposta ganha, em que os resultados superaram todas as expectativas.
Veja, aqui, as muitas imagens da apresentação da nova marca:
‘Quinta de São Lourenço Espumante 2008’ em destaque no Concurso de Espumantes e Vinhos
No âmbito do ‘Aqui na Bairrada – Beber e Saborear’ realizou-se a edição de 2019 do ‘Concurso de Espumantes e Vinhos Bairrada’. Feitas as contas, o vinho mais pontuado foi o ‘Quinta de São Lourenço Espumante branco 2008’, das Caves do Solar de São Domingos, tendo arrecadado a Grande Medalha de Ouro.
A concurso, e perante um painel de jurados de 15 provadores, estiveram quase 70 referências, entre espumantes, vinhos tranquilos brancos e vinhos tintos. A qualidade desta edição foi bastante elevada; a comprová-lo o facto dos néctares premiados – valor que corresponde a 30% da amostra – terem alcançado, todos, medalhas de ouro: 2 espumantes com estágio até 24 meses; 9 espumantes com estágio igual ou superior a 24 meses; 3 brancos e 7 tintos. Não houve medalhas de prata.
Bairrada lança marca agregadora e identitária
Terra de bairros e de barros, moldada pela vontade da natureza e pelo romantismo do homem, com um clima temperamental e um terroir autoral, a Bairrada é uma região de Bagas e de pessoas únicas. Um blend acetinado por uma centralidade preciosa na geografia identitária de Portugal. Berço de oiro de espumantes pioneiros e vinhos sentimentais, onde a água é a rainha e o leitão é o rei, de uma história de perdas e conquistas da nossa Portugalidade. Terra do que descansa nas memórias e nas caves e adegas, ou onde se pedala a alto rendimento entre o empreendedorismo científico e industrial e a tradição agrícola. Terra de matas de encantar e de cerâmicas que revestem o mundo. Bairrada, mais que um território, um sentimento Bairradino que se desenha ao longo de oito municípios – Anadia, Águeda, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos –, entre o mar e as serras da Lousã, do Bussaco e do Caramulo. Bairrada, Terras de Bem-viver.
Na Bairrada acaba de nascer uma marca agregadora e identitária da região, com o objectivo de afirmar a Bairrada como uma centralidade nacional – o centro de bem-viver. Onde Portugal inteiro vai para comer, onde o mundo inteiro vai para bem-viver. Uma marca-região percursora do “empreenturismo”. O desafio da sua criação foi lançado pela Comissão Vitivinícola da Bairrada e pela Rota da Bairrada à Ivity Brand Corp, a prestigiada empresa de criação e gestão de marcas co-fundada por Carlos Coelho e Paulo Rocha.
A marca remete para um monograma de traço curvilíneo baseado no pairing formado pelas letras ‘R’ e ‘B’ e representativo, por sua vez, de ‘R’egião e de ‘B’arro ou ‘B’airro, palavra que dá origem ao nome desta região: Bairrada. Com a assinatura ‘Terras de Bem-viver’, a nova identidade afirma a região no Centro do País, como epicentro do ‘Bem-Viver’.
Esta é uma marca de múltiplos ‘Bem’ – enquanto terras de bem-beber, bem-comer, bem-receber, bem-pedalar e bem-estar – representada por uma linguagem muito própria criada à semelhança do traço curvilíneo do monograma da Bairrada, com uma ilustração específica para cada múltiplo de ‘Bem’. A simbologia integra a garrafa em ‘Terras de bem-beber’, o leitão em ‘Terras de bem-comer’, o copo em ‘Terras de bem-receber’, a bicicleta em ‘Terras de bem-pedalar’ e a fonte em ‘Terras de bem-estar’.
Uma marca que nasce da cor da terra e que se desmultiplica em tons de grenat-Baga, em azul-termas, em rosa-espumante, em mostarda-vinha e em verde-natureza. Uma marca de apego bairradino à nossa terra bem-amada, que conta histórias de bem-viver, e que bem-inspira o nosso futuro. Um marca que projecta o futuro da Bairrada, numa melodia visual que faz o pairing entre pessoas e cultura, entre indústria e desporto, entre história e natureza, entre gastronomia e paixão vínica. Uma marca de raiz clássica e de alma jovem, de uma terra de especialidades com garantia, certificada pelas suas diferenças. Da Bairrada é bom, da Bairrada é bem-viver.