Digressão Ignite IAstro realizou palestra “O universo em contrarrelógio”

Na Biblioteca Municipal de Cantanhede

Mais de 140 pessoas participaram na palestra “O Universo em contrarrelógio”, que decorreu a 12 de outubro, no auditório da Biblioteca Municipal, em Cantanhede.

Promovida pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, a iniciativa está inserida na Digressão Ignite IAstro e contou como oradores, os investigadores Alexandre Cabral (“O Universo dos telescópios”), Catarina Lobo (“Dentro de um enxame… de galáxias”), Ciro Pappalardo (“Desafios e descobertas com ALMA”), João Camacho (“À procura de uma segunda Terra”), João Lima (“Nem sempre o sol está calmo”), Nelson Nunes (“A insustentável leveza do Universo”), Sérgio Sousa (“Medindo exoplanetas”) e Tiago Barreiro (“O lado escuro da força”). Após as oito intervenções, a apresentação continuou com momentos de bastante descontração e dinâmica, em que várias questões foram levantadas pelo público presente, às quais os investigadores responderam.

Os investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) estão a percorrer Portugal e a levar conhecimentos sobre o Universo, a vilas e cidades longe dos grandes centros urbanos. Nestas palestras abordam-se temáticas relacionadas com o Sistema Solar, viaja-se até às estrelas e às galáxias e fala-se sobre os instrumentos que nos permitem chegar tão longe.

Sobre Digressão Ignite IAstro

Em cada evento da Digressão Ignite IAstro, entre oito e dez investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos. Seguindo o conceito destes eventos, cada investigador terá de falar a compasso de uma sequência de 20 slides, que avançam automaticamente a cada 15 segundos.

O formato dos eventos Ignite IAstro permite expor, de modo divertido e acessível, cerca de uma dezena de temas da investigação em ciências do espaço feita em Portugal.

Desde janeiro de 2016, o projeto Ignite IAstro já alcançou mais de 2300 pessoas, em localidades portuguesas de norte a sul, envolvendo 50 investigadores, realizando 19 eventos, em 19 distritos e na Região Autónoma dos Açores. O próximo evento desta Digressão irá realizar-se em Águeda, no dia 14 de dezembro.

 

.