DIA MUNDIAL DA CRIANÇA, NA CIDADE DE CANTANHEDE.

Criar um ambiente de partilha e interação familiar num espaço de convívio com diversas valências lúdicas e pedagógicas é o objetivo que preside, mais uma vez, às comemorações do Dia Mundial da Criança promovidas pelo Município de Cantanhede. A festa organizada para o efeito realiza-se na data da efeméride, 1 de junho, entre as 9h30 e as 19h00, no Parque de S. Mateus, com o envolvimento de diversas entidades que se disponibilizaram a dinamizar ações nos domínios em que desenvolvem a sua atividade.

“Ofereça ao seu filho um dia diferente, consigo” é de novo o mote deste ano de uma iniciativa pensada e organizada de modo a que os pais possam viver o acontecimento em plenitude com aqueles que são os grandes destinatários da celebração do Dia Mundial da Criança, desfrutando de um vasto leque de experiências conjuntamente com a família e os professores num magnífico espaço natural, bem no coração da cidade de Cantanhede.

O programa é diversificado, com propostas de acentuado pendor lúdico-pedagógico, e está estruturado em moldes que, segundo a organização, favorece o intercâmbio entre todos os intervenientes e irá contribuir para o reforço do sentimento de toda comunidade educativa relativamente a uma causa comum: a educação de qualidade e a felicidade das crianças.

Brincadeiras em insufláveis, pinturas de rosto, jogos tradicionais, ateliês de expressão artística, circuitos desportivos são algumas das atividades previstas, estando também agendada a participação de algumas entidades que vão dinamizar ações pedagógicas nos domínios em que desenvolvem a sua atividade. Neste âmbito os Bombeiros Voluntários e a GNR terão em exposição alguns dos seus meios operacionais, a GNR fará, ainda, demonstrações de cinotécnica e o Centro de Saúde de Cantanhede desenvolverá a campanha “Este Verão… Sol com Proteção”. Como habitualmente, a Sociedade Columbófila Cantanhedense realizará ações didáticas e pedagógicas no âmbito do Carrinho dos Brinquedos e os elementos do Agrupamento de Escuteiros de Cantanhede dinamizarão jogos tradicionais, enquanto num espaço reservado para o efeito se realizará o “Mercadinho da Primavera e de Trocas”, com vários tipos de produtos. Ainda com cariz solidário, a ADASMA fará uma sensibilização à comunidade para a importância de doar sangue.

Outra presença obrigatória e a do Serviço Municipal de Proteção Civil e Recursos Naturais, que terá a seu cargo iniciativas em duas vertentes, uma orientada para estimular as crianças e os pais para o conhecimento dos fundamentos da cultura municipal de segurança, outra destinada a reforçar a consciência coletiva relativamente à importância dos recursos naturais e da biodiversidade.

Outras ações em destaque na edição deste ano da Festa da Criança são a missa campal, às 9h45, o ateliê de dança do Grupo Folclórico “Cancioneiro de Cantanhede”, que fará também a representação de diversos quadros etnográficos, a atuação do coro “As Pequenas Vozes de Febres”, as atividades de palco pela Comunidade do Cenáculo e o lançamento de uma campanha de prevenção da CPCJ sobre os “Maus Tratos na Infância”.

Finalmente, merece ainda destaque a presença do Champimóvel, simulador interativo  que permite “uma viagem” pelo interior do corpo humano. Esta exposição itinerante da Fundação Champalimaud estará no Parque de S. Mateus durante todo o dia, para proporcionar às crianças a oportunidade de assistirem a verdadeiras lições de ciência especialmente preparadas para o efeito.unnamed