Pode ler, na íntegra, o Comunicado da Câmara Municipal de Mira…
“Na passada segunda-feira, dia 19, a Comissão Municipal de Protecção Civil reuniu no âmbito da pandemia, onde foi deliberada, entre outras medidas, a abertura dos cemitérios do concelho no Dia de Todos-os-Santos e no Dia dos Finados. Apesar desta deliberação, a Câmara Municipal optou por adiar a divulgação da mesma e aguardar pela norma da DGS, publicada entretanto esta quinta-feira (22 de Outubro), e que define que os cemitérios poderão estar abertos ao público ainda que com as seguintes limitações:
– A lotação dos espaços será definida e controlada em cada um dos cemitérios do concelho;
– É obrigatório o cumprimento da etiqueta respiratória (uso obrigatório de máscara e lavagem de mãos);
– Manter a distância e espaço entre todos, em todas as situações;
– Fazer autovigilância de sintomas e abstenção social em caso de doença e/ou suspeita.
De resto, apela-se a que o público permaneça no espaço interior pelo tempo estritamente necessário; a que exista a permanência de 2 pessoas, no máximo, por cada campa/jazigo (exceto se forem coabitantes) e ainda a proibição de partilha de equipamentos e materiais de limpeza.
Também nesta quinta-feira, foi aprovada, em Conselho de Ministros, a resolução que determina a proibição de circulação entre diferentes concelhos do território continental no período entre as 00h00 de 30 de outubro e as 23h59 de dia 3 de novembro.
Outras medidas
Ainda na reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil de Mira foram decididas outras medidas:
O Encerramento dos Parques Infantis e de Fitness.
O atendimento dos serviços da Câmara Municipal de Mira passa a funcionar por marcação.
Mais do que nunca, reforça-se o apelo ao cumprimento das orientações da DGS. Higienize devidamente as mãos, mantenha o distanciamento social de segurança, não partilhe objetos e utilize máscara. Apela-se ainda ao cumprimento da lei e à não realização de ajuntamentos, a fim de evitar a propagação do vírus.
A qualquer momento e em qualquer lugar podem iniciar-se novos focos de contágio, por isso, é importante que todos sejamos agentes de saúde pública e cumpramos todas as normas e medidas preventivas. O combate a esta pandemia depende do contributo de todos nós”.