No próximo dia 16 de Agosto, pelas 16:30 horas, terá lugar a inauguração da exposição “MOMENTOS” de Jorge de Oliveira no Museu Etnográfico e Posto de Turismo da Praia de Mira. Vai estar patente até ao dia 31 de Agosto.
Jorge de Oliveira nasceu em Febres, Cantanhede, em 1959, e emigrou com nove anos para a cidade-luz. Iniciou a sua actividade em 1990, como técnico de manutenção no “Atelier des Arts et Techniques”, naquela cidade, considerado o maior atelier de restauro privado da Europa. Em pouco tempo passou a restaurador de arte, graças ao talento natural e às qualidades de desempenho demonstradas nesse domínio.
Em 1992 deu os primeiros passos no mundo da pintura a óleo, motivado também pela observação do trabalho de pintores famosos, cuja recuperação e restauro executou, nomeadamente Júlio Pomar, Sousa Cardoso, Vieira da Silva, José Malhoa, Renoir, Monet, Manet, Van Gogh, Matisse, Picasso, Velasquez, Chagall, entre outros. Em 1993 especializou-se na recuperação de telas e restauro de pintura, sendo considerado um dos melhores restauradores da Europa, trabalhando no seu próprio atelier em Paris.
Em 1999, a convite do Ex.mo Sr. Governador Civil de Leiria, participou numa mostra colectiva alusiva ao 25 de Abril, ao lado de pintores consagrados.
Em 2010 integrou a exposição colectiva “Caminhos de Santiago”, organizada pela AAAGP (Associação dos Amigos da Arte Galego-Portuguesa), em diversas cidades da Península Ibérica, como Figueira da Foz, Góis e Santiago de Compostela.
Em 2011 expôs na Galeria Espaço Arte Livre, em Lisboa, e na Casa Municipal da Cultura de Cantanhede. Em 2012, expôs no Teatro Angriense, em Angra do Heroísmo, Açores, ao lado de José João Dutra, pintor da Ilha Terceira.
Em 2014 participou no ArtMónaco, um dos maiores eventos de arte da Europa, através da Mónaco Artist Connection.
É membro da Associação Internacional de Artes Plásticas da UNESCO desde 2012 e os seus quadros estão cotados no Art Price, directório mundial de arte.