13.12.2023 –
O Governo anunciou que já foi publicada a portaria que “permite a entrada em vigor das novas reduções em autoestradas”. Para “os ligeiros vai ser de 30% face aos preços atuais; para os transportes de mercadorias e passageiros, a redução será de 22,6%”, lê-se num comunicado.
O Governo anunciou esta quarta-feira que já foi publicada a portaria “que regulamenta a redução a aplicar nas taxas de portagens em vários lanços e sublanços de autoestradas”, com efeitos a 1 de janeiro de 2024.
A redução das taxas de portagem em autoestradas do Interior e do Algarve abrange todos os veículos: para os ligeiros vai ser de 30% face aos preços atuais; para os transportes de mercadorias e passageiros, a redução será de 22,6% face aos preços atuais no período diurno, mantendo-se a redução em vigor para o período noturno, fins de semana e feriados”, refere, em comunicado.
Quais são as vias abrangidas pela redução de preços?
São elas:
- A22 Algarve
- A23 Beira Interior
- A24 Interior Norte
- A25 Beiras Litoral e Alta
- A4 Transmontana e Túnel do Marão
- A13 e A13-1 Pinhal Interior
O Executivo assume ainda que “a redução de preços que se inicia em 2024 vai ser mais sentida nas autoestradas A4 Transmontana e Túnel do Marão e A13 e A13-1 Pinhal Interior, que não tinham sido abrangidas pela última redução de preços de 2021”.
Agora, “passam a ter as mesmas condições de redução de taxas de portagens das vias ex-SCUT do Interior”.
A portaria em causa não invalida, no entanto, “o aumento que decorre da inflação, conforme estipulado nos contratos de concessão em vigor”.
Cláudia Machado/SIC Notícias