29.9.2023 –
Pode ler, abaixo e na íntegra, o Comunicado da Seção do PS da Praia de Mira, enviado à redação do Jornal Mira Online:
“A bancada do PSD pela voz do deputado, Gabriel Pinho, proferiu as seguintes palavras chocantes durante a sessão da Assembleia Municipal realizada a 27 de setembro: ‘(…)os da Praia tiveram de levar umas bocas(…)como é que uma terra como esta, que não tem uma cepa, tem tanto bêbado por metro quadrado. E eles tiveram de engolir.’ continuou ‘(…)se ele fosse leite vocês davam homens como aquela torre.’ Ou ainda, ‘(…)só tens dinheiro pró vinho, não tens para o comer(…)’.
Artur Fresco, Nelson Maltez e Lurdes Mesquita foram totalmente coniventes com estes insultos e tentaram normalizar o que tinha acabado de acontecer.
Este comportamento seria sempre condenável, mas a situação é muito mais grave, por tais declarações, terem sido proferidas num fórum tão sério como a Assembleia Municipal, onde se impõe respeito e civismo. A postura do executivo municipal liderado por Artur Fresco, da mesa da assembleia, liderada por Nelson Maltez, e da bancada do PSD, liderada por Lurdes Mesquita foi igualmente dececionante. Não apenas por não se manifestarem sobre estas declarações grosseiras, mas também, ao usarem a palavra, logo de seguida, tentando abafar o tema de forma descarada.
Situações idênticas já aconteceram anteriormente, revelando o que estes senhores pensam sobre a Praia de Mira, embora queiram regularmente utilizar esta localidade e as suas gentes para proveito próprio. O Concelho de Mira é só um, é verdade. Mas são estas atitudes que dividem e atacam as pessoas. A Praia de Mira e as suas famílias merecem mais respeito e não devem ser alvo de tais ataques injustificados. Assim não!
Condenamos veementemente essas atitudes e exigimos um pedido de desculpas público diante da insolência inaceitável expressa por Gabriel Pinho em nome do PSD de Mira.
Atenciosamente,
Secção do PS da Praia de Mira”