IPMA alerta para o fenômeno.
Duas novas depressões estão no Atlântico Norte e irão influenciar o estado do tempo nas Ilhas britânicas e na Península Ibérica.
A depressão Christoph foi nomeada pelo serviço meteorológico do Reino Unido na segunda-feira, 18 de janeiro. A depressão, cujo centro situa-se a oeste da Irlanda e irá afetar as ilhas Britânicas a partir desta terça-feira, originando valores elevados de precipitação nessa área.
Quanto a depressão Gaetan, esta irá formar-se a sul da depressão Christoph, localizando-se a noroeste da Península Ibérica na quarta-feira, dia 20, e será a depressão que, com um sistema frontal associado, irá afetar o território do continente a partir do final do dia desta terça-feira, prolongando-se para a quarta-feira.
Prevê-se que estas duas depressões se possam fundir durante o dia 20, quarta-feira, quando a depressão Gaetan chegar ao Golfo da Biscaia, dando origem a uma única região depressionária.
O IPMA faz notar que “os efeitos da depressão Gaetan far-se-ão sentir já no final do dia 19 através de precipitação, que por vezes será forte no dia 20 podendo ser acompanhada de trovoada, por vento forte no litoral oeste e nas terras altas, em especial das regiões Norte e Centro, e pelo consequente aumento de agitação marítima na costa ocidental, com ondas de 4 a 5 metros”.