24.01.2025 –
Informação foi disponibiliazada pelo IPMA
Depois da depressão EOWYN atravessar o território de Portugal continental na noite de dia sexta (24) para sábado (25), um novo sistema frontal associado à depressão HERMINIA deverá afetar a região norte de Portugal Continental a partir da madrugada de domingo, dia 26, atravessando as regiões Centro e Sul durante a noite de domingo para segunda-feira, 26 para 27.
Desde a tarde desta sexta-feira, o vento aumentou de intensidade, com rajadas até 80 km/h no litoral da região Norte e tem ocorrido períodos de chuva e aguaceiros acompanhados de trovoada, em especial no litoral Norte e Centro. A partir do início da manhã de sábado, os aguaceiros diminuirão de intensidade e frequência e o céu deverá apresentar-se temporariamente pouco nublado, com o vento fraco a moderado.
Porém, a partir da madrugada de domingo a chuva persistente voltará a atingir o Minho, com o vento novamente com rajadas até 80 km/h. A chuva e o vento aumentarão de intensidade nas regiões do Centro e do Sul a partir da tarde, persistindo na segunda feira. Prevê-se também queda de neve nas terras altas do Norte e Centro a partir da tarde de segunda-feira, a partir dos 800 metros de altitude.
A agitação marítima estará forte na costa ocidental, com ondas com 4 a 5 metros de altura significativa, diminuindo temporariamente a partir do fim da tarde de sábado. A partir da manhã de domingo a agitação marítima volta a aumentar, atingindo 5 a 6 metros na costa ocidental a partir da tarde de domingo e na segunda-feira, podendo a altura máxima atingir os 11 metros.
Devido a esta situação meteorológica foram já emitidos avisos de nível amarelo para o vento e precipitação, bem como avisos de nível laranja para a agitação marítima. Será previsível a emissão de avisos de neve válidos a partir de segunda-feira, dia 27.
Jornal Mira Online