A semana passada foi de alívio, mas a próxima segunda-feira vai trazer notícias menos animadoras. A ditadura dos mercados internacionais torna praticamente inevitável uma revisão em alta.
Na hora de encher o depósito, os portugueses vão ter uma surpresa desagradável a partir da próxima semana. Os temidos mercados internacionais ditaram uma forte recuperação do gasóleo e da gasolina devido às reduções de reservas dos Estados Unidos e apesar da tendência negativa das últimas semanas, os preços finais vão subir na segunda-feira da próxima semana.
Olhando para os dados disponibilizados pelo CME Group, a gasolina aumentou 4,8% em relação à passada sexta-feira e o gasóleo cresceu 2,7%, uma variação registava até à sessão de ontem e que não se deverá inverter totalmente na sessão de hoje.
Tendo em conta estes valores, espera-se um aumento de meio cêntimo a um cêntimo por litro no diesel sem aditivos vendido em Portugal e na gasolina, a subida poderá chegar aos dois cêntimos por litro na maior parte dos postos de abastecimento.