Na sequência da Declaração da Situação de Alerta, dos Ministros da Administração Interna e da Saúde, para o período compreendido entre 13 de Março e 9 de Abril, para todo o território de Portugal Continental, reuniu, hoje, a Comissão Distrital de Proteção Civil de Coimbra, a fim de monitorizar e analisar a situação epidemiológica | COVID-19, na sua área de competência territorial.
Após análise da situação operacional, perspetiva-se um aumento dos casos de infeção, com o alargamento progressivo da sua expressão geográfica e com o incremento da pressão no sistema de resposta operacional.
Atualmente não se verificou até à data nenhuma situação de exceção em termos operacionais no Distrito de Coimbra, sendo que o dispositivo mantém a sua plena operacionalidade, assegurada pelos vários organismos e entidades que o compõem.
Foi assim decidido, pela CDPC:
- Não se verificar, de momento, a necessidade de ativação do Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Coimbra, sendo que o acompanhamento da situação se irá manter, designadamente em sede das estruturas de coordenação institucional e política territorialmente competentes, com todos os Municípios, Agentes de Proteção Civil e os diversos Organismos e Entidades de Apoio.
- Determinar o acompanhamento permanente e o controlo de todas as eventuais ocorrências, através do Comando Distrital e de um aumento das ações de monitorização e prontidão.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Coimbra decidiu ainda:
- Recomendar a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de contagio, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e da DGS.