O primeiro-ministro de Portugal e o de Espanha reuniram-se hoje, por teleconferência, para prepararem o encontro dos ministros da Administração Interna e da Saúde da União Europeia (UE) sobre o controlo sanitário de fronteiras.
Desde sábado, estão a decorrer “ações conjuntas da GNR, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e Direção-Geral da Saúde (DGS) para ações pontuais de controlo da fronteira terrestre”, conforme já anunciou o executivo.
Numa declaração a partir de São Bento, António Costa começou por referir que as pessoas têm sabido respeitar as novas restrições impostas aos espaços e serviços públicos e comerciais, reforçando o “sentimento de pertença à comunidade” necessário durante o surto.
Relativamente à reunião com Pedro Sánchez e Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro referiu que amanhã haverá uma reunião dos ministros da Administração Interna e Saúde sobre a fronteira externa da União Europeia, “para uma decisão comum”.
A nível interno, Costa e Sánchez acordaram “agir em conjunto” na sua gestão. Depois da reunião de amanhã, os Governos espanhol e português vão definir as regras, “mantendo a liberdade de circulação de mercadorias, garantindo direitos dos trabalhadores transfronteiriços mas com restrição à circulação para turismo e lazer”, referiu.
Madremedia