A Fresmúsica, escola de música localizada em Portomar, utilizou durante o fim de semana o palco da Casa do Povo de Mira para a sua audição final deste ano. E, em boa hora o fez!
Aproximadamente cento e dez alunos mostraram a sua capacidade adquirida e aprimorada durante o ano letivo, durante estes dois dias.
Com alunos dos 3 aos 67 anos, esta escola que possui aproximadamente cento e cinquenta alunos, vai demonstrando ano após ano que a qualidade individual acaba por ser complementada pela didática que cada professor leva aos seus formandos, desde o canto até aos instrumentos mais complexos.
O talento renova-se com o aparecimento de novas turmas, novos componentes, e novas expectativas individuais. A par disso surgem as metodologias que procuram aumentar a capacidade criativa, para que cada um de azo à sua imaginação e ambição musical.
Isto foi visível e perfeitamente interpretado por cada um. Uns com mais habilidades que outros, como é de se prever, mas formando, num todo, um conjunto de alunos que mais parecem uma família do que um aglomerado de pessoas dispostas a fazer arte.
Como disse Artur Fresco, o diretor da escola, ao Jornal Mira Online, “o balanço final só pode ser extremamente positivo, ainda para mais, com a escola a introduzir neste ano, a dança como arte transversal à música que ali se faz”.
Agora é tempo de merecidas férias. Recarregar baterias, para muitos. Mas, para alguns, ainda haverá mais uma atuação, que acontecerá na primeira noite das Festas do Concelho, incluída nos “Talentos de Mira”, no próximo dia 22.
Será, de certeza, uma oportunidade ímpar de mirenses e visitantes encontrarem-se com estes talentosos músicos…