De Manchester a Paris. Uma viagem pelas camisolas mais caras do mundo

O Chelsea foi o último emblema a melhorar o seu contrato de patrocínio do equipamento num mercado que vive uma guerra de preços imparável entre as marcas para vestir as grandes equipas europeias.

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Nesta autêntica viagem pelo Velho Continente encontramos valores absolutamente astronómicos pagos pelas maiores marcas do mundo para equipar os colossos do futebol europeu.

1º – Manchester United: 94 milhões/época

O Manchester United rompeu com a escala neste mercado em 2014 trocando a Nike pela Adidas a troco de 940 milhões de euros. Assim, os red devils passaram a embolsar 94 milhões de euros por temporada, convertendo-se no contrato mais caro da história dos patrocínios de equipamentos no mundo de futebol.

2º – Bayern de Munique: 90 milhões/época

O Bayern, cujo contrato de patrocínio de 28 milhões de euros expirava em 2020, renovou com a Adidas na temporada passada e assegurou um contrato de 90 milhões de euros por época até 2030.

3º – Chelsea: 66 milhões/época

O Chelsea surpreendeu tudo e todos rompendo o seu contrato com a Adidas e o seu acordo com a Nike tornou-se oficial no passado dia 13 de outubro. Os blues conseguiram assim um dos contratos mais importantes do mercado com o qual vai garantir 66 milhões de euros por ano até 2032.

4º – Liverpool: 65 milhões/época

O Liverpool trocou a Warrior Sports e começou a vestir New Balance por cerca de 400 milhões de euros para um período de seis anos, conseguindo um mega contrato em torno dos 65 milhões de euros por época

5º – Barcelona: 60 milhões/época

O Barcelona, com a Nike até 2018, melhorou o seu contrato e desde esta temporada a equipa catalã receberá 60 milhões de euros. As negociações com a multinacional norte-americana poderia garantir um contrato até 2028 por uma cifra que podia alcançar os 155 milhões de euros anuais, incluindo 50 em variáveis.

6º – Real Madrid: 40 milhões/época

Os merengues assinaram com a Adidas em 2012 por oito anos até 30 de junho de 2020 e obteve 40 milhões por temporada da marca alemã. Já surgiram rumores de que o novo contrato com a Adidas poderá garantir ao Real Madrid até 150 milhões de euros anuais e 50 milhões em variáveis, especialmente após garantir a décima primeira Liga dos Campeões.

7º – Arsenal: 36 milhões/época

Com um patrocínio que apenas alcançava 10 milhões de euros por temporada, o Arsenal rompeu a sua relação com a Nike em 2014 e assinou um importante contrato com a alemã Puma, que passou a desembolsar 36 milhões de euros para os cofres dos gunners.

8º – Juventus: 24 milhões/época

A Adidas começou a patrocinar a Juventus em 2015 após assinar um contrato de 24 milhões de euros por temporada até 2021 e romper o seu vínculo com a Nike.

9º – AC Milan: 23 milhões/época

O AC Milan mantém o contrato de 10 anos que fechou com a Adidas em 2013 com o qual garante 23 milhões de euros anuais apesar dos dececionantes resultados desportivos das últimas temporadas.

10º – Paris Saint Germain: 23 milhões/época

Em décimo lugar está o atual campeão francês com um contrato em vigor com a Nike até 2022 pelo qual cobra 23 milhões de euros por época, incluindo algumas variáveis. Uma cifra que o dono do PSG, Nasser Al Khelaifi, tentará duplicar no seu próximo contrato com a marca norte-americana.

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