Há algumas semanas, um grupo de voluntários da região gandaresa uniu-se em torno da ideia nascida por parte de Diana Palhavã, amiga de João Pedro Martins, o administrador da página Info Concelho de Mira que, de imediato arregaçou mangas e começou os contatos necessários para juntar “pessoas muito bem intencionadas, todas da área da saúde e dispostas a esclarecer as dúvidas da população sobre a pandemia”.
Aquilo que nasceu de uma preocupação social de dois amigos, transformou-se rapidamente numa página muito bem acolhida pela sociedade local. Prova disso, são as 800 pessoas que estão já a seguir a página. Página esta, que, neste momento, segundo o seu administrador “está a trabalhar de forma pedagógica, transmitindo informações divulgadas pela DGS – Direção Geral da Saúde – e outras entidades oficiais para que todos se mantenham alerta e atualizados”.
Estes homens e mulheres são médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de saúde que, no meio de toda esta situação pandémica, encontram tempo para responder às questões colocadas por quem tem dúvidas – e são muitas – sobre como cada um deve proceder perante a sua situação específica. Fazem-no por vontade própria e atuam de forma profissional, dando indicações e aconselhamentos, chegando mesmo a fazer pontes com as linhas do Centro de Saúde de Mira e do Município no sentido de, no mais breve tempo possível, tudo possa ser tratado. Este projeto já reencaminhou uma situação para a linha de apoio, demonstrando que está operacionalmente preparado para outras eventuais situações que devam ser reportadas às autoridades de saúde e do Município.