22.11.2022 –
Depois de três anos, aí está ela: a Festa do Mar, em Honra de Nossa Sra. da Conceição, está de regresso… cheia de atrações cristãs e pagãs!
Como habitual, na famosa tenda gigante que abriga o público nas noites frias e, muitas vezes chuvosas de Dezembro, acontecerão momentos de uma celebração ímpar, de camaradagem, amizade e espírito de alegria contagiante, características tão típicas das gentes da Praia de Mira.
Preparada com cuidado e afinco por cerca de vinte elementos que fazem parte da sua Comissão, a Festa não é só artesanato, brinquedos, refeições e bebidas… dela fazem parte o som, a música, os bailaricos, pois claro… mas, há muito mais por ver e celebrar.
Entre os dias 29 de Novembro e 6 de Dezembro, a emotiva Novena terá lugar, antecedendo à Procissão de Velas do dia 7, que acontecerá no Norte e no Centro e a monumental Procissão do Dia da Padroeira, no dia 8 que, desta feita, acontecerá no Sul e no Centro, tendo sido alterados os percursos por conta das obras que decorrem na localidade.
O andor da padroeira, como é corriqueiro, será carregado por elementos locais das Forças Armadas e das Forças de Segurança, existindo, ainda, a esperança de “São Pedro cooperar, para podermos fazer uma missa campal… em caso de chuva, utilizaremos a Igreja como nosso plano “b””, garantem os Organizadores.
Como destaque, também, fica o registo do retorno da Filarmónica Ressurreição de Mira que, depois de alguns anos, voltará a contribuir para o sucesso de um evento repleto de fé e esperança, onde participam milhares de pessoas. Um retorno que se saúda e, certamente, ficará na memória de todos, dada a qualidade daquela Banda.
Mas, o cartaz artístico – e não só – não foi negligenciado pela Comissão, certamente!
Quem traz Quim Barreiros, Wave, Kapital, Flor, Top Som e Magma ao palco não está, certamente, a brincar em serviço! Numa organização completa e complexa, também foi motivo de preocupação, fazer da malha e da corrida de barcas, para além da matiné-surpresa no último dia, motivos de grandiosidade que ajudarão a abrilhantar ainda mais os dias intermináveis de alegria e devoção, que são património de uma população amante e devota da sua padroeira.
As IPSS´s também não foram esquecidas, nem os seus utentes, sendo o dia da abertura dedicado a todos eles, em mais uma demonstrção de verdadeiro espírito comunitário da população zua, que não esquece os seus, sejam eles quem forem!.
A Praia de Mira vai fazer a sua Festa novamente. Um grupo de voluntariosos homens e mulheres dará a cara por todos os seus, pela fé e pela tradição da localidade. Serão onze dias que culminarão o exaustivo trabalho iniciado em Setembro, sempre com o suporte jurídico da Comissão de Melhoramentos da terra.
A eles todos, sobrará sono e faltará descanso, mas eles o farão. Farão em nome das suas gentes e em nome de um amor exacerbado à sua terra. A Praia de Mira vai se engalanar novamente, depois de três longos anos de espera… uma espera que se fez necessária mas que, por essa altura vai se transformar, novamente, em tudo aquilo que os habitantes da Praia quiserem!
Jornal Mira Online