A mesa que abraça todo um território composto pelos Municípios de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova está na final das “7 Maravilhas à Mesa”. O passaporte foi carimbado, em Viseu, no dia 5 de Agosto.
Sendo uma das 14 mesas finalistas do concurso 7 Maravilhas a Mesa, “Da Bairrada ao Mondego” quer agora fazer parte das sete mesas eleitas como as melhores de Portugal. Para isso, as votações reabrem a 9 de Setembro e decorrem até 16 de Setembro, dia da gala final do concurso televisivo da RTP, em Albufeira.
Depois de ultrapassar todas as etapas até à final do concurso, a Mesa da Bairrada ao Mondego agradece o esforço de todos os parceiros envolvidos nesta candidatura. Esta é uma iniciativa da AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego que pretende mostrar que “unidos somos mais fortes” e que todos os agentes e entidades dos municípios envolvidos têm muito a ganhar a partir desta candidatura assente nas melhores referências gastronómicas e patrimoniais do território que, como é óbvio, não se esgotam nos sete patrimónios apresentados.
A Mesa da Bairrada ao Mondego está a apresentar os seguintes produtos a concurso: Sardinha na Telha (petiscos), Arroz (Carolino do Baixo Mondego) de Lampreia (peixe e mariscos), Leitão à Bairrada (carne e caça), Espumante Branco Bruto Marquês de Marialva Baga Blanc de Noir 2015 (espumantes), Vinho Tinto Marquês de Marialva Baga Reserva 2014 (tintos), Castelo de Montemor-o-Velho (património histórico, cultural e natural) e o Bussaco/Luso (experiências únicas).
Com o apoio técnico do chef Luís Lavrador, a Mesa da Bairrada ao Mondego conta com a parceria dos seis municípios que compõem a candidatura, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, da Adega Cooperativa de Cantanhede, da Fundação Mata do Bussaco e do Alexandre de Almeida Hóteis – Hotel Palace do Bussaco. O padrinho da mesa é o músico de Coimbra André Sardet.
O número de telefone para votar é o mesmo: 760 10 70 15 (custo de chamada de 0,60€ + IVA).