28.2.2024 –
A candidatura do Bloco por Coimbra, representada pelo cabeça de lista, Miguel Cardina, e pelos candidatos Carolina Gomes e João Rui Mendes, esteve em Montemor-o-Velho, onde reuniu com o Citemor, no Teatro Esther de Carvalho, a Unidade Funcional da APPACDM e os Bombeiros Voluntários.
Na reunião com o Citemor foram discutidas várias questões relacionadas com a cultura, nomeadamente os riscos da municipalização e as insuficiências do financiamento para um setor que continua a representar no Orçamento do Estado menos de 0,2% do PIB. Contra a precariedade do setor cultural, o Bloco defende contratos para os profissionais e um orçamento de pelo menos 1% do PIB.
Seguindo para a Unidade Funcional da APPACDM, a candidatura pode conhecer o trabalho desenvolvido no terreno tendo como objetivo uma maior autonomia das pessoas com deficiência, bem como as barreiras que impossibilitam uma vida independente, como a falta de resposta habitacional ou a inexistência de uma rede de transportes públicos. Neste âmbito, o Bloco entende ser necessária uma mudança paradigmática, que transforme o modo de organizar os cuidados em Portugal.
Em visita aos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, a candidatura inteirou-se das dificuldades sentidas, tanto decorrentes da realidade concreta do concelho, como de âmbito mais transversal. O Bloco de Esquerda considera que o reconhecimento do papel fundamental do voluntariado não pode fazer o estado demitir-se das suas responsabilidades, sendo necessária a dignificação dos salários e a criação de uma carreira, assim como garantir pagamentos ajustados aos serviços prestados.