Cristina de Jesus, candidata do PS à Câmara de Cantanhede questiona a Ministra da Saúde acerca do Hospital de Cantanhede

O Hospital de Cantanhede é “um bom candidato a um sistema local de saúde”, foi com estas palavras que a Ministra da Saúde – Marta Temido respondeu à intervenção, acerca do futuro imediato do Hospital de Cantanhede, feita por Cristina de Jesus – Deputada do PS na Assembleia da República e candidata socialista à Câmara Municipal de Cantanhede nas próximas eleições autárquicas.

Cristina de Jesus destacou que este equipamento de saúde duplicou o seu quadro de pessoal médico 2020/2021. Além disso, foram abertos em 2021, 16 lugares no quadro de pessoal multidisciplinar. Foi também feito um aumento da lotação de camas em 25 %. Estes dados demonstram bem o investimento forte do ministério nesta instituição e caráter humano da mesma.

Informou a Ministra da Saúde ainda que, ao nível dos cuidados de saúde primários, tem havido constrangimentos ao nível das Unidades de Saúde Familiar (USF). A candidata do PS à Câmara de Cantanhede – Cristina de Jesus deu como exemplo o que aconteceu recentemente na USF das Gandras em Febres que, por falta de assistentes técnicos, foi parcialmente encerrada (apenas com domicílios e consultas por telefone), apesar de ter médicos. Esta situação causou muito transtorno nas populações. A candidata do PS à Câmara Municipal de Cantanhede quis saber como é que podem ser assegurados os recursos humanos para que estas situações não se verifiquem novamente.

Na sua intervenção Cristina de Jesus, que defende uma visão integradora da saúde como uma eventual solução para o Hospital de Cantanhede, perguntou à Ministra da Saúde se os sistemas locais de saúde – que estão contemplados pela Nova de Lei de Bases da Saúde bem como no Plano de Recuperação e Resiliência – podem ser uma solução para esta problema?

De acordo com a candidata do PS à Câmara Municipal de Cantanhede, esta solução poderá ser aplicada porque estes sistemas:

  1. Promovem a otimização de recursos de saúde existentes, nomeadamente através de uma maior e mais eficaz interligação entre os Cuidados de Saúde Primários e Cuidados Hospitalares, Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e outros;
  2. Constroem plataformas regulares para o diálogo de todos os interlocutores da Saúde na região;
  3. Contribuem para a transformação do SNS através da inovação e implementação de processos de prestação de cuidados em rede, centrados no cidadão, com particular enfoque na proximidade (ou até presença) à sua casa e rede de apoio familiar.

A Ministra da Saúde concordou com a candidata do PS à Câmara Municipal de Cantanhede nas próximas eleições autárquicas, afirmando que este sistema de saúde poderá ser uma eventual solução para a saúde no concelho de Cantanhede.

Questão da Deputada:
Resposta da Sra Miinistra da Saúde: