A comunidade portuguesa no Brasil diz que a crise política passou para a economia. E os empresários lusos também se queixam da crescente falta de clientes.
A crise política que se arrasta no Brasil sente-se cada vez mais na economia e na vida dos brasileiros e dos portugueses que vivem no país. Quem o garante são os representantes da comunidade portuguesa.
Em declarações à TSF, Flávio Alves Martins, o presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas e filho de pais portugueses, explica que a incerteza paralisou a economia, aumentou o desemprego e a inflação.
O representante da comunidade explica que os portugueses a viver no Brasil também são, naturalmente, afetados pela crise política que cada vez mais se torna económica. Vários foram despedidos, enquanto outros que tinham fugido da crise portuguesa já estão a regressar a Portugal.
Até importar vinho de Portugal passou a ser um problema
Teresa Morgado é a representante da comunidade portuguesa em São Paulo. Emigrou há 53 anos e é dona de um restaurante.
À TSF conta que nota bem a forma como a crise política já se sente nos hábitos dos brasileiros: “as coisas estão mais caras, as pessoas não saem de casa e os restaurante têm metade dos clientes. O dia-a-dia do Brasil está completamente diferente”.
Teresa Morgado recorda que a moeda brasileira desvalorizou, os preços subiram muito e para esta dona de um restaurante português, que só usa produtos vindos de Portugal, até importar vinho passou a ser um problema pois o preço que pagava quase duplicou.
Fonte: TSF