19.2.2024 –
Na manhã do dia 16 de fevereiro as crianças do Pré-escolar da Progresso e Vida participaram entusiasticamente na plantação de pinheiros nas áreas ardidas da floresta da Tocha, no âmbito do projeto Eco Escolas.
Acompanhadas pelas Educadoras Susana, Raquel e Ana Paula e pelas auxiliares educativas, receberam uma explicação pedagógica dada pelo Eng.º Hugo Oliveira da Proteção Civil Municipal e pelo Eng.º Sérgio Maia do Gabinete Técnico Florestal Municipal sobre a técnica de plantação dos pinheiros e a sua importância futura para a preservação do ambiente sustentável e promoção da natureza.
Além das crianças, a ação contou com a participação de alguns idosos da Progresso e Vida, que acompanhados da Diretora Técnica Dinora e da Animadora Cátia conviveram e partilharam experiências e conhecimentos com as crianças proporcionando uma assinalável atividade intergeracional.
A presença de vários Diretores da Instituição e representantes dos parceiros da Progresso e Vida no projeto Eco Escolas, incluindo o Vereador Pais Alves, da Câmara, o Presidente e a Tesoureira da Junta de Freguesia, José Manuel e São Nogueira, e o representante da Comissão de Compartes Manuel Felício, enriqueceu ainda mais o evento e mostrou a importância do trabalho em parceria para a preservação do meio ambiente.
A experiência proporcionou uma oportunidade única de aprendizagem, permitindo que as crianças e idosos “metessem a mão na terra” em prol de um ambiente melhor. A interação com os representantes locais e especialistas florestais contribuiu para sensibilizar sobre a importância da preservação ambiental desde a infância, promovendo a consciência ecológica de forma prática e educativa e indo ao encontro dos objetivos do Projeto Eco Escolas da Instituição.