21.04.2025 –
A visita de Frei João da Póvoa e de D. Isabel de Azevedo, figuras históricas ligadas à Montemor-o-Velho, e a apresentação teatral dinamizada pela Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra foram as atividades que marcaram a manhã de 17 de abril, no Castelo de Montemor-o-Velho.
Num primeiro momento, as duas ilustres personalidades montemorenses — o confessor de D. João II e a fundadora do Convento de Nossa Senhora de Campos — desvendaram um pouco das histórias das suas vidas e da importância do Castelo.
De seguida, a partilha e a inclusão ganharam mais destaque com a apresentação da peça “Bom Dia, Todas as Cores”, pelos utentes da Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra.
Através das aventuras do bobo da corte, a encenação alertou para a importância de respeitar a pluralidade das cores, das ideias e dos sentimentos, destacando que aceitar as diferenças é um exercício diário de empatia.
A iniciativa, que antecipou a celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado anualmente a 18 de abril, proporcionou uma experiência lúdica e educativa a 23 crianças dos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) de Montemor-o-Velho e de Vera Cruz, da Associação Fernão Mendes Pinto (AFMP), promovendo momentos de lazer e sensibilização dos mais novos para a importância da preservação, salvaguarda e valorização do património cultural.
Integrada na programação cultural regular do Castelo, a iniciativa enquadra-se nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, data instituída pela UNESCO em 1983. Neste âmbito, até ao final do mês de abril, visitantes e turistas podem continuar a usufruir de diversas propostas culturais gratuitas, como a exposição ao ar livre “Rota Turística do Abade João” ou a exposição de pintura “Paisagens do Inefável”, do artista Gís Marí, com a curadoria de Carlotta Mazzoli, na Capela de Santo António, cuja entrada deve ser solicitada no Posto Municipal de Turismo, localizado no interior do Castelo.
Recorda-se que o Castelo de Montemor-o-Velho está aberto de 3ª a domingo (estando encerrado no Domingo de Páscoa), das 10h às 18h30 (horário de Verão).
A entrada é livre.