A Associação Portuguesa de Museus (APOM) atribuiu à CP – Comboios de Portugal, o Prémio de Intervenção em Conservação e Restauro 2017, pelo projeto de reconversão da locomotiva a vapor 0816, Henschel & Son, datada de 1925.
Tratou-se de um projeto inovador, que consistiu na substituição da fonte primária da energia da locomotiva, do carvão para o diesel, com o objetivo de potenciar uma maior utilização da composição histórica, com ganhos de eficiência energética e ambiental. Esta transformação foi desenvolvida nas oficinas da EMEF em Contumil.
A nova caldeira instalada é uma reprodução da original e a reconversão efetuada, permite agora, o funcionamento da locomotiva, sem fumo, sem cinza e sem riscos de incêndio, voltando a locomotiva a integrar o Comboio Histórico na Linha do Douro.
Adicionalmente, a CP recebeu ainda uma Menção Honrosa pela implementação, em 2016, do programa das “Comemorações dos 160 Anos do Comboio em Portugal“.
A CP candidatou-se a estas duas categorias, em mais uma edição dos prémios APOM, que distingue, há 25 anos, entidades ou iniciativas com trabalho na área da museologia.
A APOM é a primeira organização profissional ligada aos Museus em Portugal, tendo sido fundada em 1965 com o objetivo de apoiar a comunidade de profissionais de museus Portugueses, realizando diversas conferências e exposições, valorizando a museologia portuguesa.
A entrega dos prémios teve lugar no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.