A decisão agora comunicada foi tomada pelo grupo de emergência criado pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF)
Numa primeira fase, e em comunicado, foi a Federação Portuguesa de Futebol a informar que “face à limitação crescente de acesso a instalações desportivas e à necessidade de toda a população seguir medidas eficazes de higiene e etiqueta respiratória foi decidido suspender as competições nacionais de futebol e futsal organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol“.
“A medida é aplicada a partir de 13 de Março e vigora por tempo indeterminado”.
“A situação provocada pelo Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência que poderá rever – ampliando ou reduzindo – as medidas agora implementadas”, pode ler-se na nota.
Pouco depois, foi a Liga Portugal a confirmar também a suspensão, por tempo indeterminado, dos campeonatos por si organizados (Liga NOS e Liga Pro). A ronda 25 da principal divisão do futebol português estava marcada para o próximo fim de semana, com o líder FC Porto a visitar o Famalicão, no domingo, um dia depois de o Benfica receber o Tondela e de o Sporting jogar no terreno do Vitória de Guimarães.
As decisões surgiram na sequência de uma reunião do grupo de emergência criado pelo Presidente da FPF para monitorizar o impacto do Covid-19 que reuniu esta quinta-feira de manhã. Do referido grupo fazem parte o Presidente da FPF, o Presidente da Liga Portugal, o Presidente da Comissão Delegada das Associações, o Presidente do Sindicato de Jogadores, o Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, o Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol e o Presidente da Associação Nacional de Médicos de Futebol.
Também durante o dia de hoje, o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol pediu a suspensão da Liga NOS e Liga Pro depois de ouvidos os capitães das equipas que alinham nos dois escalões.
Lusa