Governo português está a organizar a saída destes cidadãos em conjunto com outros países.
O Governo recebeu o pedido de 14 portugueses para serem retirados da China, devido ao surto de coronavírus.
Em declarações à Renascença, o ministro dos Negócios Estrangeiros explica que estão em curso ações para a retirada destes portugueses num transporte conjunto com outros países que estão a tomar a mesma medida.
“Nós temos neste momento indicação da parte de 14 concidadãos nossos que estão em Wuhan da sua vontade de serem repatriados”, refere o governante, acrescentando que essa operação de retirada será conjunta.
“O que estamos a fazer é em coordenação com outros países da União Europeia que têm também um número relativamente reduzido de residentes, estamos a procurar coordenarmo-nos para fazermos uma ação conjunta”, esclareceeu Santos Silva.
Nestas declarações à Renascença, Santos Silva esclarece que, de acordo com os registos consulares, vivem em Wuhan cerca de 20 portugueses, dos quais alguns “estavam a passar férias em Portugal”.
O surto de coronavírus já fez mais de 80 mortos e estão confirmados quase três mil casos na China. Especialistas acreditam, tendo por base modelos matemáticos, que o número de casos pode vir a ultrapassar os 40 mil.
“Iniciámos já os procedimentos de pedido de autorização junto das autoridades sanitárias chinesas para proceder à respetiva evacuação, se e quando ela for possível e necessária”, acrescentou ainda o chefe da diplomacia portuguesa.