A mentora do Coro Legatto, Ana Raquel Azeiteiro, dá conta de que “após mais de um ano sem atividade artística, com um período muito grande em que nos comunicamos apenas por meios tecnológicos, chega a altura de voltarmos a estar juntos de forma presencial. Esta edição é por isso dedicada ao reencontro com uma forte mensagem de que nós, artistas do concelho de Mira, estamos por cá”.
“Desta forma, teremos, ao longo de todo o mês”, continua a maestrina, “partilhas nas redes sociais por artistas do nosso concelho com o objetivo de encher os nossos “feeds” de arte, seja ela música, dança, pintura, teatro ou poesia. Com foco no reencontro, e por acreditamos que cantar é um acto de união e partilha, desafiamos todas as pessoas a cantarem juntas e, por isso, teremos, dia 23 de outubro a partir das 18:30 horas, no Pavilhão Municipal de Mira, um momento ao qual demos o nome de Coro Comunitário Instantâneo por se tratar mesmo disso: um coro feito pela comunidade naquele momento. Para dinamizar este encontro e ensaiar algumas peças estarão o André Ferreira, o Dr. Álvaro Carvalho e a Raquel Azeiteiro. Para participar neste momento, pode inscreve-se através da página de Facebook do Coro Legatto ou informando um dos membros do coro”.
Continuando este evento com o sentido de valorizar as pessoas e a cultura do concelho, o Coro Legatto convidou o Dr. Álvaro Carvalho para uma breve conversa sobre a cultura de Mira, dada a sua grande e valiosa experiência neste ramo. Esta conversa será num local culturalmente histórico – no Pátio do Museu do Território da Gândara, no dia 24 de outubro, pelas 15:30 horas.
Os Dias da Música terminam com o concerto de 6.º aniversário do Coro Legatto, no domingo, dia 31 de outubro – motivo pelo qual este evento acontece – que desta vez cantará com o Coro Mãos que Cantam, um coro de surdos que utiliza a Língua Gestual Portuguesa para interpretar as peças musicais. Terá ainda como convidado um Ensemble Vocal Feminino de Santiago de Litém (Pombal). Este concerto está agendado para às 16:00 h no Centro Cultural e Recreativo da Praia de Mira.
Ana Raquel Azeiteiro finaliza a afirmar que “este evento foi pensando com o propósito da inclusão de toda a comunidade e com o objetivo de partilha e união artística por todos. Convidamos-vos, assim, a fazerem parte destes Dias da Música em Mira.”