Para discutir o Documento de Estratégia Orçamental – que tem de ser apresentado até Abril – o Governo reúne-se hoje em Concelho de Ministros Extraordinário.
Luís Marques Guedes, ministro da Presidência, já havia confirmado na semana passada, esta reunião extraordinária, justificando-a pelo fato do Primeiro Ministro não poder estar presente na próxima quinta-feira, por questões de agenda, bem como nas últimas duas, pelo mesmo motivo.
Marques Guedes disse que Passos Coelho “participará e coordenará” o Concelho de Ministros Extraordinário desta segunda-feira, o que denota uma preocupação do Governo em querer apagar a imagem deixada na semana passada, com um membro do Ministério das Finanças a afirmar que o Governo está a avaliar a possibilidade de aplicar a Contribuição Extraordinária de Solidariedade de forma permanente.
Tanto Passos Coelho, em Moçambique, como Paulo Portas, em Lisboa, vieram rapidamente a terreno dizer que nada estava em cima da mesa e tudo ainda estava por ser decidido. Paulo Portas foi mais longe, ao dizer que essa declaração “foi um erro”.