O Município de Condeixa vai instalar na antiga EB1 da Venda da Luísa a Incubadora de Empresas de Condeixa, com a colaboração do Instituto Pedro Nunes (IPN) – Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia.
A Incubadora de Empresas de Condeixa é um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo de 2013 e pretende promover o empreendedorismo, a inovação e a incubação de ideias e empresas.A instalação e dinamização daquela estrutura contará com a colaboração do IPN, tendo em vista a transferência de conhecimento especializado na área do empreendedorismo, incubação de empresas e inovação.Para tal, o IPN irá promover, faseadamente, três ações chave: estágio de um agente de dinamização do empreendedorismo local na Incubadora de Empresas do IPN; dinamização e acompanhamento de atividades de estímulo e apoio ao empreendedorismo; e diagnósticos de inovação.
Na primeira fase, pretende-se que o técnico tome conhecimento ou aprofunde as iniciativas locais já em curso e contribua para a elaboração de documentos base para o funcionamento da Incubadora de Empresas de Condeixa, nomeadamente um estudo de mercado com levantamento de empresas e potenciais empreendedores da região, um plano anual de disseminação e de promoção do empreendedorismo, um formulário de candidatura à Incubadora, um regulamento interno de funcionamento, entre outros.
Na fase seguinte, pretende-se prestar apoio e endogeneizar conhecimento na dinamização de atividades eficazes de promoção e estímulo do empreendedorismo de caráter inovador de base local e facilitar o acesso de potenciais empreendedores da região a formadores, mentores e networking com outros empreendedores e/ou profissionais especializados no apoio a projetos empresariais inovadores. Nesse âmbito, serão lançados concursos locais de ideias de negócios, organizados workshops e ações de formação sobre empreendedorismo e captados projetos empresariais que se enquadrem na missão da Incubadora de Empresas de Condeixa.
Finalmente, numa terceira e última fase, o IPN vai desenvolver diagnósticos de inovação, que consiste na realização de visitas a empresas o concelho, por parte de uma equipa multidisciplinar do Instituto Pedro Nunes, com o objectivo de identificar novos desafios que se coloquem às empresas e dar resposta aos mesmos, através da definição de um plano de ação. Os desafios poderão ser de cariz tecnológico, como por exemplo o lançamento de um novo produto/serviço e/ou funcionalidade que incorpore novas tecnologias, ou o melhoramento de um processo produtivo através de uma maior automação, mas também desafios ao nível da gestão estratégica da empresa, como seja a decisão de internacionalização, estratégia de marketing, entre outros.
Criado em 1991 por iniciativa da Universidade de Coimbra, o IPN – parceiro escolhido pela Câmara Municipal de Condeixa para a apoiar a instalação da nova incubadora de empresas – é uma instituição de referência na promoção de uma cultura de inovação e empreendedorismo, contribuindo para a transformação do tecido empresarial. Dispõe de seis Laboratórios de Desenvolvimento Tecnológico, para além de aceder a uma rede de investigadores do Sistema Científico e Tecnológico, em particular da Universidade de Coimbra. Atua em três frentes que se complementam: investigação e desenvolvimento tecnológico, consultadoria e serviços especializados; incubação de ideias e empresas; e formação especializada e divulgação de ciência e tecnologia.
Refira-se ainda que o IPN já colaborou na instalação de uma dezena de iniciativas de promoção do empreendedorismo, inovação e incubação de ideias e empresas na região centro do país.