A medida foi proposta e aprovada no âmbito do Orçamento Participativo do ano passado e vai ser executada a partir de 1 de Outubro, com a abertura do período de inscrições.
As bolsas destinam-se a apoiar o prosseguimento dos estudos a estudantes economicamente carenciados e com aproveitamento escolar que, por falta de meios, se vêem impossibilitados de o fazer. Simultaneamente, a medida pretende promover a igualdade de oportunidades de acesso ao ensino e incentivar os jovens a prosseguir os estudos para além do ensino secundário.
As bolsas prevêem a comparticipação dos encargos inerentes à frequência do ensino superior, entre outras, as despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propina a suportar pelo candidato durante o ano letivo.
A medida concretiza uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo de 2013 – “Bolsas de estudo Fernando Namora para alunos do ensino superior” – subscrita por Flávio Cordeiro, que pretendia apresentar uma resposta que ajudasse a fazer face ao atual contexto de instabilidade económica, tendo em atenção que muitos alunos do país, alguns deles do concelho de Condeixa, não estão a conseguir dar o seu melhor nos seus estudos devido às dificuldades financeiras que o seu agregado familiar enfrenta, sobretudo ao nível do ensino superior onde existem encargos acrescidos como as propinas.
As bolsas de estudo, no montante de mil euros cada uma, serão pagas em duas prestações de 500 euros, sendo que a primeira prestação será paga em Janeiro de 2015 e a segunda em Junho do mesmo ano, mediante a apresentação de comprovativo de pagamento de pelo menos um pagamento respeitante à propina relativa ao ano de 2015.
O período de inscrições decorrerá entre 1 e 31 de Outubro, através do preenchimento do boletim de candidatura disponibilizado na página da Internet do Município de Condeixa-a-Nova (onde pode igualmente ser consultado o regulamento), ao qual deverão ser anexados todos os documentos exigidos. Os documentos deverão ser entregues, em mão ou por correio registado, no Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.
A seleção e comunicação dos resultados das candidaturas terão lugar durante o mês de Novembro.