Concertos de Natal no Concelho de Cantanhede

Em Covões e Vilamar

Celebrar o nascimento de Jesus é o propósito de dois concertos agendados para o próximo fim-de-semana no concelho de Cantanhede, no âmbito do programa de animação de Natal que a Câmara Municipal está a promover em parceria com várias entidades. No dia 26 de Dezembro, sábado, às 16h00, a Banda Filarmónica de Covões sobe ao palco da sua sede para realizar um concerto alusivo à quadra; no domingo, 27 de Dezembro, pelas 17h00, será o Grupo Vocal Ançãble a interpretar temas natalícios na Igreja Paroquial de Vilamar.

A Filarmónica de Covões, a primeira a ser fundada no concelho de Cantanhede, é também a mais antiga associação de uma freguesia onde a evidente relação da população com a música dá sentido à ideia generalizada de que há ali como que uma atmosfera propícia à aprendizagem da arte dos sons.

Da sua atividade destaca-se a ação filantrópica em prol da comunidade, participando gratuitamente em festas a favor de entidades de carácter social e cultural. No que se refere ao ensino da música, a preparação de base adquirida por jovens na escola de música tem dado origem, nas últimas décadas, ao ingresso de alguns deles nos conservatórios, quer no de Coimbra, quer no de Aveiro e também na Licenciatura em Música na Universidade de Aveiro, onde são facultados estudos superiores que facilitam o prosseguimento de uma carreira profissional nesta área. Além disso, tem havido casos de músicos que, pela sua capacidade técnica e artística, têm sido selecionados para a frequência de cursos de aperfeiçoamento e de regência.

Com centenas de associados, a Filarmónica de Covões tem mantido estável o seu corpo de instrumentistas com cerca de cinquenta elementos, principalmente jovens, desenvolvendo ainda atividade regular em mais três valências, todas sob direção do maestro da banda, Fausto Moreira: a Escola de Música e Canto proporciona ensino gratuito da música a dezenas de alunos de vários escalões etários; a Orquestra Juvenil, criada em 1983 e constituída por cerca de 30 dos executantes mais jovens da banda, apresenta um reportório em que se destacam temas conhecidos da música ligeira, nacional e internacional.

O Grupo Vocal Ançãble é constituído por uma família de Ançã (de onde retira o nome) e dedica-se sobretudo à Música Sacra Portuguesa. Tem-se apresentado em público com uma frequência regular em Portugal, registando também intervenções no estrangeiro, sobretudo em Itália, mas também Espanha e Brasil. Entre os seus regulares encontros com o público, iniciativas, o mais das vezes, de paróquias e autarquias, é de referir vários concertos temáticos – acompanhados por vezes das respetivas comunicações científicas – em congressos internacionais e outros eventos académicos. A apresentação, em primeira audição contemporânea, de um número conspícuo de composições inéditas, recolhidas e transcritas pelo seu diretor artístico em arquivos musicais de especial relevo para a música portuguesa é uma parte muito significativa da atividade desenvolvida pelo Ançãble, para a qual contou com o especial apoio do Instituto Português de S. António em Roma, onde atuou por quase dez anos a partir de 1996. Foi sobretudo graças a esse mecenato que o Ançãble pôde contar, entre outras publicações discográficas saídas de participação em congressos científicos (Damião de Góis, Coimbra, 2002, Retórica e Teatro, Porto, 2010), com o registo e publicação sistemáticos do seu labor musical.

De entre as mais recentes atividades do Ançãble destaca-se o concerto integrado no Festival de Órgão Ibérico de 2010, da Misericórdia de Guimarães, gravado e transmitido em setembro de 2011 pela Antena 2 da RDP, em que apresentou e gravou motetos de Manuel Martins Serrano (séc. XVII-XVIII), mestre de capela da Sé de Portalegre, que tinha apresentado em primeira audição moderna na Semana Gregoriana de 2008. Em agosto de 2013 o Ançãble voltou à Semana Gregoriana para realizar o concerto de abertura, na Igreja do Seminário de Viseu.

O contributo do Grupo Vocal Ançãble para a promoção da autêntica música sacra, quer histórica quer contemporânea, vem sendo reconhecido e traduzido em convites para participar, por exemplo, no Congresso de Fátima sobre o Órgão e a Liturgia (2003) e em julho de 2014 no Encontro Nacional da Pastoral Litúrgica também em Fátima.

Pedro de Miranda (Direção), Vigário Geral da Diocese de Coimbra, é licenciado em História da Arte (1986) e Mestre em Ciências Musicais (2002) pela Universidade de Coimbra, com uma investigação sobre “D. Francisco de Santa Maria, Cantor-Mor de Santa Cruz”. Em 1987, completou o curso de flauta transversal com o Prof. Bemard Ravel-Chapuis no Conservatório de Música de Coimbra, onde lecionou Flauta Transversal, História da Música e Classe de Conjunto. Na Escola Superior de Música de Lisboa, trabalhou com Carlos Franco, Ricardo Ramalho, Olga Prats, Carlos Brito, Óscar Vasques Dias e Álvaro Salazar. Integrou o Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra, desde a sua fundação até 1989, tendo tido, então, a oportunidade de participar em festivais internacionais na Bélgica e na Polónia. Iniciou-se em direção coral com José Robert, em 1986, e entre 1991 e 1994 completou o I Curso Nacional de Música Litúrgica, onde trabalhou direção coral com Hubert Velten. A sua atividade de compositor foi publicamente reconhecida pelo segundo prémio obtido no 1.º Concurso Nacional de Composição Coral organizado pelo Coro Misto da Universidade de Coimbra, em 1987 e pela recente publicação de obras suas na revista da Academia Martiniana.

 

Programa do Concerto de 27 de Dezembro na Igreja Paroquial de Vilamar

  • Pedro de Cristo (†1618) – Magnificat a 8
  • Edward Grieg (1843-1907) – Ave Maris Stella
  • Domenico Bartolucci (1917-2013) – Ave Maria
  • Frederico de Freitas (1902-1980) – Chacota
  • Frederico de Freitas (1902-1980) – Adorai montanhas
  • Manuel Faria (1916-83) – Natal minhoto
  • Júlio Dominguez (1965- ) – Ai Neno Xesus
  • Giuseppe Liberto (1943- ) – Magnificat
  • Anónimo do séc. XVI – Dadme albricias