A Igreja Paroquial de Murtede abre as suas portas no próximo dia 2 de novembro, sábado, às 21h00, para acolher o concerto Requiem de Wolfgang Amadeus Mozart, pelo Quarteto Santa Cruz. O espetáculo é organizado em parceria com a Junta de Freguesia de Murtede com apoio da Paróquia de Murtede.
O Quarteto Santa Cruz estreou-se em 2005 na Igreja de Santa Cruz, em Coimbra, apresentando “As Sete Palavras de Cristo na Cruz” de J. Haydn, e, em trio, executou o Trio Maçónico de Mozart. Em 2009, participou no FESMUC – Festival de Música de Coimbra, com cinco concertos, e atuou no encerramento da Semana do Cérebro, na Biblioteca Joanina, também em Coimbra.
O quarteto já tocou em diversas salas de concerto em Espanha e Portugal, e de vários programas destacam-se os Quintetos para quarteto de cordas e Guitarra Romântica de Boccherini, nas comemorações dos 200 anos da sua morte. Tem realizado programas com cantores onde se incluem obras de Bach, Vivaldi, Haendel e Mozart.
O “Requiem em Ré Menor KV 626” de Wolfgang Amadeus Mozart é reconhecido como uma das obras mais icónicas e frequentemente interpretadas para coro e orquestra. Contudo, a versão para quarteto de cordas, arranjada em 1810 por P. Lichtenthal (1780-1853), transforma essa composição monumental, condensando a orquestra e o coro em apenas quatro instrumentos. Esta adaptação é uma reinvenção de uma leitura intimista, destacando os elementos musicais essenciais da obra, ao mesmo tempo que mantém a sua intensidade, pureza e simplicidade única. A interpretação pelo Quarteto Santa Cruz assenta num rigor de execução historicamente informado.
Esta será uma extraordinária oportunidade para celebrar e lembrar, por meio da música, todos os entes que partiram da terra dos vivos (familiares, amigos, conterrâneos…) num ambiente de intimidade e introspeção, com a elevação e registo peculiar que esta composição oferece.