Concerto da Tuna Penalvense na Igreja Paroquial de Murtede

7 de Dezembro de 2015, às 21:30 horas

A Tuna Recreativa Penalvense vai apresentar-se pela primeira vez no concelho de Cantanhede em concerto, no próximo dia 7 de Dezembro, segunda-feira que antecede o feriado nacional – da Imaculada Conceição da Virgem Maria.

Agendado para as 21:30 horas, o espetáculo incidirá na interpretação de temas de Bach, Mozart, mas também de compositores contemporâneos como Karl Jenkins, Ennio Morricone e Astor Piazzola, entre outros, abrindo assim as Comemorações do Dia da Freguesia de Murtede, cuja sessão solene prosseguirá no dia 8 de dezembro na sede da Junta. Além disso, a atuação integra também o programa de Animação de Natal organizado pela Câmara Municipal para celebrar a quadra, cujo encerramento será no dia 9 de janeiro de 2016, com o tradicional concerto de Ano Novo.

Tuna Recreativa Penalvense (Sociedade Recreativa Penalvense)

A Tuna Penalvense, uma das formações musicais mais antigas do concelho de Oliveira do Hospital, nasceu da vontade de um grupo de penalvenses que, em 1937, fundou a Sociedade Recreativa Penalvense. O agrupamento manteve-se ativo até meados da década de 1950, tendo cumprido depois um interregno de três décadas para ressurgir em 1982, por iniciativa de um grupo de antigos tunos. Em 2005, iniciou um processo de renovação que passou por alterações na constituição instrumental e pela exploração de novos repertórios.

Tendo como principais objetivos proporcionar aos jovens o contacto com a música e contribuir para a sua divulgação, a Tuna Penalvense integra atualemente cerca de 20 instrumentistas, em Flauta transversal, Violino, Bandolim, Bandola, Bandoloncelo, Violoncelo, Guitarra Clássica e Contrabaixo. O trabalho que desenvolve assenta apenas na música instrumental.

A sua atividade inclui a participação e organização eventos, alargando a sua atuação através da colaboração com diversos grupos musicais, com os quais mantém contacto e promove intercâmbios, tendo realizado dezenas de atuações por todo o país, com maior incidência nos concelhos da região centro. Em 2012, por ocasião do seu 75.º Aniversário, assinalou a efeméride com a edição do seu primeiro CD – Contrast(e)os. Em 2014, em colaboração com outras instituições musicais do Concelho de Oliveira do Hospital, levou a palco um concerto de tributo a José Afonso, intitulado “Que a voz não te esmoreça”.

Direção Musical de Rui Marques

A direção musical da Tuna Penalvense é da responsabilidade de Rui Marques, licenciado e mestre em Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Coimbra, cidade onde concluiu o curso complementar de piano no Conservatório de Música. Frequentou o Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro e lecionou em diversas escolas do Ensino Básico, Vocacional e Superior. Dirige, desde 2005, a Tuna Recreativa Penalvense. Fundou, em 2009, a OHphicina das Artes – Academia de Música de Oliveira do Hospital. É investigador do INET-md, Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança e doutorando em Etnomusicologia no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, enquanto bolseiro de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Colabora, como docente, com a Escola Superior de Educação e a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto.