Naquela que pode ser considerada uma operação relâmpago, a comunidade do Seixo, no Concelho de Mira disse mais uma vez presente, mostrando o espírito de solidariedade de ajuda ao próximo e de preocupação com os mais recentes acontecimentos e conseguiu reunir bens essenciais para ajudar os refugiados que chegam aos milhares às fronteiras da Ucrânia.
Com o apoio da empresa Dias & Filhos, que assegurou o transporte de camião desde Montemor-o-Velho até às fronteiras da Ucrânia, foi através de um colaborador dessa empresa residente no Seixo, que a população soube e se começou a organizar para, em dois dias, conseguir recolher o máximo de uma lista de bens como medicação, alimentação, roupa para bebé, cobertores e roupa para crianças e adultos. A Junta de Freguesia e a Associação Cultural e Recreativa de Seixo Mira disponibilizaram as carrinhas para transporte de material.
A população espera agora novas indicações, de uma estratégia municipal, de forma a poder organizar-se, possibilitando que todos tenham oportunidade de ajudar nesta causa humanitária, apoiando aqueles que vêm os seus lares destruídos e têm que abandonar tudo o que têm.