19.12.2024 –
Pode ler o comunicado, abaixo e na íntegra:
“PS e CHEGA de Mira votaram contra o Orçamento Municipal para o ano 2025; um orçamento equilibrado, mas com o maior investimento de sempre em áreas cruciais como a Educação, a Saúde, a Habitação e o desenvolvimento económico do nosso território – aproximadamente 30 milhões de euros de investimento público.
Há momentos que deviam exigir de todos, responsabilidade, consciência própria e vontade de ser parte da solução, ao invés do desejo de protagonismo político-partidário, eventualmente já a pensar noutras votações.
Este orçamento reflete uma visão de futuro, alicerçada na melhoria contínua das condições de vida dos nossos cidadãos e na promoção de um desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Como sabemos, em 2025, os municípios portugueses enfrentarão uma série de desafios complexos, onde terão de continuar diariamente a encontrar soluções inovadoras e eficazes para enfrentar os desafios e transformar as dificuldades em oportunidades de crescimento e progresso.
É justamente isso que o Executivo Municipal tem vindo a fazer nos últimos 11 anos e que, mais uma vez, se encontra espelhado na presente proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2025.
O orçamento para 2025 totaliza 29,3 milhões de euros e permitirá alocar recursos de forma estratégica em projetos de investimento em áreas chave como a saúde, a educação, a habitação e o desenvolvimento económico.
Como sabemos, uma das principais prioridades deste Executivo tem sido maximizar as oportunidades de investimento, proporcionadas pelos diversos Quadros Comunitários; portanto, não poderemos estranhar que, também em 2025, seja dada máxima preferência à execução de projetos cofinanciados pelo PRR e pelo Portugal 20-30.
Estes instrumentos financeiros são fundamentais para impulsionar um conjunto de projetos estruturantes que irão moldar o futuro do nosso município, promovendo a inovação, a sustentabilidade e a coesão social.
Na área da saúde, teremos de destacar o investimento já em curso de beneficiação do Centro de Saúde de Mira, mas também a requalificação das Extensões de Saúde, de Carapelhos, da Lentisqueira, da Praia de Mira e do Seixo. Só nesta área estamos a falar de um investimento, em 2025, de mais de 2,5 Milhões de Euros.
O Partido Social Democrata está empenhado em garantir que todos os cidadãos de Mira tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade e próximo das suas residências.
A presente proposta de orçamento demonstra que também a educação continua a ser uma prioridade estratégica deste Executivo.
Concluída a requalificação da Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida, 2025 marcará o arranque de um novo e pujante ciclo de investimentos nos diversos equipamentos escolares do Concelho.
Neste âmbito irá arrancar a empreitada de Ampliação da Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida, prevendo-se que também seja possível arrancar com a obra de remodelação da Escola Básica de Mira. Só nestes dois projetos estamos a falar de mais de 13 Milhões de Euros de Investimento.
Estes investimentos na educação, são essenciais na preparação das futuras gerações para os novos desafios sociais, como sejam a sustentabilidade urbana, as alterações climáticas ou o envelhecimento populacional.
No domínio da habitação, iniciamos o maior investimento de sempre neste setor (aproximadamente cinco milhões de euros), com o objetivo de proporcionar soluções habitacionais dignas e acessíveis para quem mais necessita.
O desenvolvimento económico é outro pilar da proposta de orçamento deste Executivo. Os empresários locais continuarão a ser apoiados, acarinhados e, simultaneamente, irá prosseguir o árduo trabalho de atrair novas empresas, fomentando a criação de emprego e a dinamização da economia local.
Neste contexto continuará a aposta na requalificação e ampliação dos parques empresariais do município, bem como na modernização dos nossos mercados e feiras.
A isenção total de Derrama tem sido uma das medidas estratégicas, implementada por este Executivo como forma de potenciar a atratividade e competitividade do Concelho de Mira.
Este orçamento demonstra também que o Executivo continua bastante atento às necessidades da área turística, do lazer e do desporto da nossa comunidade.
Em 2025, continuam os investimentos regulares na renovação dos equipamentos desportivos e de lazer que potenciam os espaços que promovem a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos, mas também é aberto o caminho para a concretização de importantes investimentos no quadro do Portugal 20-30, como sejam a Requalificação Ambiental do Parque Verde da Lagoa e a (Re)Valorização da Barrinha.
Em suma, trata-se de um enorme desafio para este Executivo e para toda a sua equipa de trabalho, mas estamos certos que, mais uma vez, estarão à altura dos acontecimentos; terão capacidade de ultrapassar todas as adversidades e obstáculos e, com perspicácia e, acima de tudo, capacidade de trabalho e perseverança conseguirão, mais uma vez, concretizar os seus planos.
É um compromisso com o futuro de Mira, um compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados à nossa comunidade e um compromisso com a criação de oportunidades para todos.
Juntos, continuamos a fazer acontecer!”
PSD MIRA