Comunicado do PS de Mira sobre “Estradas de Miravillas e Miraoásis”

“Desleixo – É esta a imagem que o Município pretende passar?

No fim-de-semana passado, assistimos em páginas pessoais e grupos das redes sociais, a publicações que revelavam desagrado de residentes do Miravillas e Miraoásis. Em causa está o mau estado das estradas. Tendo, mesmo alguém, colocado placas nos buracos das estradas em claro sinal de protesto.

Ao aprofundar o tema tivemos relatos verdadeiramente lamentáveis da atuação do Município. Segundo moradores, há vários anos que reivindicam por melhorias na rede viária sem sucesso, mas o ridículo terá sido alguns buracos estarem mais de um ano abertos e sem sinalização. Dizem terem feito participações para a Câmara Municipal por causa dos buracos nas estradas, especialmente nos núcleos de entrada do MiraVillas sem qualquer resposta ou intervenção. Estiveram buracos profundos e com diâmetro considerável, abertos, e por sinalizar, mais de um ano. Incompreensível.  

This slideshow requires JavaScript.

Curiosamente, após esta revolta das pessoas o Município foi muito rápido. Aliás, estes autarcas só são rápidos a resolverem os problemas que são expostos no Facebook. Os tais cartazes, segundo dizem estiveram pouco tempo no local, pois um carro do Município, no sábado, terá removido este material. Na terça-feira, algumas horas após o sucedido os buracos foram tapados com tout-venant, numa intervenção do Município que demorou simplesmente alguns minutos, colocando em segurança o local. Era assim tão difícil? Claro que não. Isto é unicamente desleixo e desorganização.

Esperamos que, o Município, com o tal empréstimo que contraiu de 2 milhões de euros (que só vai começar a ser pago depois das eleições), onde grande parte é para alcatrão (“eleitoral?”) dispense alguma verba para estes aldeamentos. Pois, quando apresentou uma lista da empreitada das pavimentações estes aldeamentos não estavam incluídos. No entanto, pretendemos que o alcatroamento da Rua das Dálias, no Miravillas (rua em pior estado) seja realizado imediatamente, mas também os locais degradados nos restantes núcleos do Miravillas e Miraoásis (por exemplo: Rua das Orquídeas, no MiraVillas, ou a Rua das Camarneiras, no Miraoásis), tal como corrigir o problema das tampas de saneamento elevadas.

Os moradores devem ter todos os mesmos direitos. Se fazem para uns, façam para os outros.

Recordamos que já anteriormente este executivo realizou intervenções incompletas e que criaram desigualdades entre os moradores. Aquando do alcatroamento da Rua das Mimosas, no Miraoásis (intervenção necessária e que apoiamos), esqueceram-se das restantes ruas dos aldeamentos. Desejamos que não façam o mesmo agora. Igualdade é o que se pede.  

Esta situação revela imenso desleixo e falta de respeito pelas pessoas. Como ficou provado, o problema não era técnico, nem falta de dinheiro. Foi unicamente desleixo e incompetência. Estes episódios são lamentáveis em qualquer local, mas em presumíveis aldeamentos de qualidade, que muitas vezes são apresentados como a imagem do Município, é totalmente inaceitável.

Defendemos outra forma de gerir os nossos recursos.  

Partido Socialista de Mira”