Comunicado do PS de Cantanhede

28.12.2023 –

“Auto de Transferência de competência na área da Saúde e Adenda ao Auto

Aprovada a assinatura do Auto de Transferência de Competências na área da Saúde e Adenda ao Auto, mas…

Já todos compreendemos que o tema, Saúde, é suprapartidário e que, a haver vencedores só poderá ser a população que todos representamos. O Auto de transferência agora em análise demonstra claramente um caminho que foi sendo percorrido na procura de mais e melhores condições para os serviços de saúde no concelho de Cantanhede.

Neste momento já é oficial, conforme informação tornada publica pelo PS Cantanhede, na sua página de Facebook no passado dia 28 de novembro de 2023, que entre a requalificação do Centro de Saúde de Cantanhede (1 800 000€) e a construção da Unidade de Saúde da “Bairrada”, em Covões (700 000€), serão cerca de 2.5 milhões de euros que serão investidos no concelho de Cantanhede. A estes valores poderemos acrescentar o investimento de cerca de 13 milhões de euros (3 milhões para o HAJC e 10 milhões para o CMRRC-Rovisco Pais), também previstos no Orçamento da futura ULS Coimbra. Só estes aspetos seriam suficientes para a defesa da assinatura do documento em causa.

Não podemos deixar de identificar estes factos positivos como fruto de decisões de um governo socialista que tanto é criticado em Cantanhede. Mas…

No cenário previsto para 01 de fevereiro de 2024, passa a estar acautelada a resposta a situações de emergência de doença aguda, todos os dias úteis, das 09:00 às 18:00 nas unidades de Saúde Familiar (USF), e das 18:00 às 22:00 no Centro de Saúde, que assegura também o atendimento aos fins de semana e feriados, das 10:00 às 20:00.

O acordo prevê o reforço da atividade da consulta externa e meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) no Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), a criação de clínica ambulatória para doentes crónicos complexos, modelo inovador de prestação de cuidados integrados dedicado a doentes com multimorbilidade, maximizando assim o espaço do Hospital de Dia, entre as 09:00 e as 16:00 e ainda a descentralização de consultas e outros recursos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) para o hospital de Cantanhede.

Esta posição não embarga nem invalida que o que é preconizado pelo Ministério da Saúde / Direção Executiva do SNS como solução para o tratamento de casos de doença aguda no concelho de Cantanhede, ainda não satisfaz o que almejamos há tempo demais! Pelo que manteremos o escrutínio e a monitorização da implementação do identificado na Adenda e respetiva análise do impacto das ações em causa na qualidade das respostas ao nível da saúde no concelho de Cantanhede.

O PS de Cantanhede reitera a total e absoluta disponibilidade para continuar a tudo fazer para ser parte da solução. 

É para isso que continuará a lutar ao lado da população que representa.”

Carlos Sérgio Negrão – Presidente Comissão Política Concelhia Cantanhede