04.12.2024 –
“Será que as pessoas que votaram nas eleições autárquicas em 2021 concordam com o que está a acontecer no Concelho de Mira?
A frase: “o Concelho de Mira está à deriva” é cada vez mais real. E o mais grave é que está mesmo. Basta analisar os indicadores financeiros para ver os erros e a gestão ruinosa. Desde que Artur Fresco herdou o lugar de Presidente da Câmara que a situação piorou imenso. A falta de capacidade é evidente. A atual equipa (remendada) coleciona fracassos. O que se vinha escondendo, como a falta de estratégia, visão, rigor e dívidas é cada vez mais evidente. Não conseguem esconder mais! Neste momento só “cumprem no ranking” das palmadinhas nas costas e da presença em eventos por causa dos votos.
Os mirenses sabem que o nosso Concelho voltou a ser um dos piores Concelhos Portugueses em vários indicadores financeiros? No Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, recentemente apresentado pela Ordem dos Contabilistas Certificados e do Tribunal de Contas, o Concelho de Mira aparece novamente referido pela negativa. É uma situação gravíssima. Existem 308 Municípios. Mira aparece nos primeiros 50 lugares (dos piores) em vários indicadores. Eis alguns exemplos:
- Mira é o 22º Município com Maior Prazo Médio de Pagamentos (“piores a pagar”)
- Mira é o 45º Município com Maior Aumento do Passivo Exigível (“mais dívida”)
Cada indicador (por si só) já é grave e preocupante. Contudo, neste caso a conjugação destes dois é altamente alarmante. Senão vejamos: quem se endivida, normalmente, passa a ter liquidez para realizar pagamentos. Isto não acontece em Mira. Somos um dos piores exemplos a nível nacional.
Será que quem votou nestes senhores, com estas situações, não se sente enganado?
Em Mira, parece que vivemos em ditadura. As pressões sobre quem questiona ou discorda começa a ser uma prática. O melhor exemplo é a tentativa constante de denegrir o nome do nosso líder, Francisco Reigota. Como na maioria das vezes não querem responder ou não sabem, passaram a utilizar a tática do ataque, do insulto e da perseguição.
Será que os mirenses sabem que estes senhores que “mandam” na Câmara, já colocaram em tribunal vários cidadãos, só por questionar? Nenhum processo deu em nada. Mas, em alguns casos, foi o erário público que suportou os pagamentos. Será isto normal, em democracia? Querem silenciar a crítica?
Será que os mirenses que votaram nestes senhores concordam com isto?
Recentemente alguém do executivo (ou dos gabinetes) fez um comunicado, usando o PSD e atacando grosseiramente os eleitos do PS. A falta de nível e a linguagem utilizada denota cada vez mais arrogância e falta de cultura democrática. No entanto, passado alguns minutos, já era público que tinham mentido descaradamente. Mostraram bem, que para eles, vale tudo! Foram obrigados a corrigir o que escreveram. Só que ainda não emendaram todas as mentiras, asneiras e insultos. A falta de rigor é tanta que nem sabem distinguir os órgãos políticos. Por exemplo, insultam o Presidente da Secção do PS de Mira e nem sabem quem é. O que escreveram é absurdo, caricato e um verdadeiro atentado à inteligência dos mirenses. Relembrando as mentiras e as ilusões criadas por estes senhores, é importante esclarecer que eventuais obras na Saúde, Educação e Habitação são dinheiros do PRR (NÃO SÃO DA CÂMARA). E já estavam assumidos pelo anterior Governo do PS.
Será que os cidadãos que votaram, nestes senhores, concordam com isto?
Em 2021, as pessoas votaram noutros nomes que depois abandonaram as suas funções. O Sr. Artur Fresco desempenha a função de Presidente provisório. Até por isso devia ter mais humildade e respeito pelos mirenses. O poder parece que sobe à cabeça de alguns e diariamente vão destruindo os recursos do nosso querido Concelho.
Os eventos em que participam geram polémicas e buracos financeiros. Os investimentos são mal planeados. Quem já não se recorda do cancelamento (em cima da hora) do evento da Motonáutica de 2023, pouco tempo depois de Artur Fresco herdar a Câmara? Esse foi o primeiro sinal de falhanço. Até hoje, não existe um único evento que não tenha dado problemas. Muitos são os exemplos. Recordemos alguns:
- Os gastos exorbitantes na Avenida Cidade de Coimbra, na Praia e as obras que nunca mais chegam ao fim;
- O escândalo da Motonáutica com insultos do vereador e com os processos de exploração do bar e restaurante pouco claros;
- Saldos negativos e problemas de sustentabilidade da ABMG, embora os mirenses paguem faturas elevadas de água. E já anunciam o desejo de subir o preço das taxas em mais de 20%;
- A bandeira nacional virada ao contrário nos 50 anos do 25 de Abril;
- Apresentação oficial da passagem de ano, quando o cartaz foi publicitado no dia anterior, sem uma única reunião de organização e sem a presença de nenhum artista, nem da RFM;
- Dívidas, empréstimos, falta de rigor…Orçamentos Participativos por concretizar…
- Gastos absurdos com pessoal e cada vez contratam mais pessoas…
- A situação difícil dos Bombeiros, em que o executivo camarário quis controlar, por motivos eleitoralistas, num desrespeito total pelos soldados da paz que, com o sacrifício da própria vida, continuam ao serviço dos cidadãos. Chegaram ao ridículo do Sr. Artur mandar a sua secretária, Sra. Sónia Alcaide (nomeada política, bem remunerada), para Tesoureira dos Bombeiros. E o que aconteceu foi a situação pública conhecida. É esta senhora que afirma publicamente que errou. Que esteve ausente e o resultado é o que todos sabemos. O Presidente da Câmara é o principal culpado desta situação. Até afirma que injetou mais de 300 mil euros nos Bombeiros e o buraco é o conhecido.
Nunca nenhum Presidente de Mira deixou chegar os nossos Bombeiros ao estado em que se encontram! Os Bombeiros e o Concelho estão num desastre nunca visto.
- …
- As terras estão ao abandono, sem investimentos e nem a limpeza e manutenção fazem.
- Na abertura da árvore de Natal, nem a árvore conseguiram ligar …
Para desgraça do nosso Concelho, muitos seriam os exemplos que podíamos dar. Desafiamos estes senhores (em que muitos mirenses acreditaram) a virem-nos desmentir. Continuam a utilizar desculpas para responsabilizar a oposição por todas as suas asneiras.
Nós somos parte da solução. Queremos mudar a página! Queremos devolver ao Concelho de Mira e aos mirenses a dignidade que merecem. Temos pessoas e propostas preparadas. O primeiro passo é salvar o nosso Concelho deste fracasso de gestão. Defendemos rigor, organização e transparência. Queremos envolver e respeitar as PESSOAS. Não com palavras, mas com atos. Só assim Mira terá um futuro melhor.
Vamos Mudar a Página!
O mais importante é a nossa terra. Para isso contamos consigo.
Partido Socialista de Mira”