Comunicado do CHEGA sobre a Assembleia Municipal de Mira

29.9.2023 –

A bancada do Partido CHEGA, na Assembleia Municipal de Mira, iniciou a intervenção com uma alusão relativa às eleições regionais da Madeira. Destacou a participação e apoio da Distrital de Coimbra e do Grupo Concelhio, no apoio ao Partido CHEGA, na Madeira. Referiu a importância do excelente resultado do partido, que conseguiu eleger quatro deputados regionais e ter contribuído para o fim da maioria absoluta da coligação (PSD/CDS). Referiu também as implicações negativas do acordo PSD/CDS e PAN para o governo regional da Madeira. Estes acordos regionais acabam por ter implicações nacionais. O PAN é contra a agricultura tradicional, a pecuária, a criação de animais, a caça e a pesca. No que concerne a Mira, o PAN é ostensivamente contra a “arte xávega” … Qualquer futuro acordo entre o PSD e o PAN poderá implicar a proibição desta arte de pesca com consequências negativas para Mira.

Agradeceu também o convite para estar presente na prova internacional de motocross que decorreu na Pista do Carvalho. Questionou o executivo relativamente à não presença nesta prova e ao pouco apoio dado à organização da mesma.

Referiu também que se o executivo não for capaz de organizar a prova de motonáutica em 2024 na Barrinha da Praia de Mira, tal como não foi capaz de a garantir em 2023, podemos vir a concluir que a prova de 2022 foi apenas uma iniciativa de marketing para promover a campanha de Raúl Almeida (o antigo presidente da câmara) ao Turismo do Centro de Portugal.

A bancada ainda teve tempo para questionar relativamente ao atraso na recolha dos ecopontos no concelho. Referiu que muitas vezes eles estão cheios e a população acaba por deixar sacos devidamente acondicionados junto dos ecopontos que acabam por ir parar ao lixo indiferenciado. Referiu que os funcionários da SUMA têm ordem para recolher esses sacos quando o procedimento correto seria aumentar a recolha dos ecopontos e desta forma incentivar à reciclagem, já que estamos cada vez a pagar mais na taxa de recolha de resíduos sólidos. Por fim congratulou o executivo pelo funcionamento das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), quando no ano letivo anterior começaram em janeiro. Pediu também a mesma atenção para a Componente do Apoio à Família (CAF) ambas da responsabilidade do pelouro da Educação.

A bancada do Partido CHEGA em Mira bem como o Grupo Concelhio do CHEGA vem manifestar a sua completa solidariedade para com a população da Praia de Mira. Nesta Assembleia Municipal o deputado Gabriel Pinho apelidou os habitantes desta freguesia de bêbados. As expressões usadas foram: “(…) os da Praia tiveram de levar umas bocas (…) como é que uma terra como esta, que não tem uma cepa, tem tanto bêbado por metro quadrado. E eles tiveram de engolir” e continuou “(…) se ele fosse leite vocês davam homens como aquela torre” e ainda “(…) só tens dinheiro pró vinho, não tens para o comer (…)”. O Partido CHEGA repudia veemente este tipo de afirmações e comportamentos. Refere também que já não é a primeira vez que este deputado faz intervenções atabalhoadas, deselegantes, indelicadas e indecorosos que não prestigiam a Assembleia Municipal com a conivência da Mesa da Assembleia Municipal e do Executivo Municipal.