A conclusão é da Upgrade, uma empresa de recursos humanos que atua na área das TIC, que junta ao Java e .Net as certificações em PMP, ITIL, Microsoft, CISCO, SAP, VMWARE e Oracle como as mais procuradas. Os números que vão sendo divulgados mostram que o sector das TIC é deficitário a nível de profissionais qualificados, existindo mais procura do que oferta, o que faz subir os salários e causa também constrangimentos às empresas que precisam de mais colaboradores para desenvolver os seus projetos.
Mas, ainda assim, há competências mais procuradas, e as áreas de Java e .Net estão entre as que garantem emprego mais rapidamente. “De acordo com a nossa experiência, um bom profissional que trabalhe com Java ou .Net tem emprego quase garantido”, revela Nuno Freitas, Diretor Geral da Upgrade. Outras certificações como PMP, ITIL, Microsoft, CISCO, SAP, VMWARE e Oracle estão também entre os requisitos das empresas para funções onde
a experiência profissional mínima exigida é superior a 2 ou 3 anos, já numa fase de evolução de carreira.
As empresas procuram sobretudo profissionais polivalentes. “Por exemplo, cada vez mais sentimos a exigência no mercado, na procura de profissionais, para fazer testes, com experiência em desenvolvimento de software. Até há bem pouco tempo esse era um perfil não tão usual pois, normalmente, um software tester não desenvolve, apenas testa o que é desenvolvido e é o developper que depois faz as alterações necessárias consoante as suas indicações”, explica Nuno Freitas, em comunicado.
Estas características integram-se no perfil profissional procurado, onde o nível intermédio de inglês está também incluído.
Desde o início do ano, a Upgrade já colocou mais de 150 profissionais de TI e Telecomunicações e conta com mais de 50 posições em regime permanent placement, mas segundo a experiência da empresa, cerca de 30% dos recursos que estiveram em projetos nos clientes acabaram por ser integrados nessas empresas.