Comemoração do 20º aniversário do Prémio CA O Melhor Aluno

23.1.2024 –

O Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira premeia os melhores alunos de Cantanhede e de Mira.

Pelo vigésimo ano consecutivo, o Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira premeia o melhor aluno do último ano escolar de cada Instituição de Ensino dos concelhos de Cantanhede e Mira.

Este prémio surgiu em 2004 e contou, desde o início, com a aprovação da Direcção Regional de Educação do Centro, actual Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares. Ao longo destes anos, foram seleccionados mais de 250 alunos e atribuídos mais de 62.000€ em prémios.

Este é um momento marcante para toda a comunidade escolar, professores, pais e, mais especialmente, para os alunos que veem o seu esforço recompensado.

O evento decorreu no dia 19 de Janeiro, pelas 18h00 no auditório do Biocant Park e contou com a presença da várias individualidades:

O Presidente da Caixa de Cantanhede e Mira agradeceu a todos os parceiros desta iniciativa, muito especialmente as escolas e os alunos premiados. Explicou que esta é uma de muitas iniciativas que a Caixa desenvolve e apoia, pois leva muito a sério a sua missão de contribuir para o desenvolvimento das comunidades que serve. O apoio à cultura, ao desporto, noutro âmbito o apoio às IPSS’s locais, aos Bombeiros Voluntários e, mais recentemente, uma preocupação especial com a sustentabilidade e o ambiente, com o contributo para a reflorestação das áreas ardidas em 2017.

A Dra. Isabel Alves, do Conselho de Administração da Caixa Central de Crédito Agrícola, deu os parabéns a todos os jovens e às famílias presentes, pois o prémio representa o investimento num bem fundamental, a formação, pois é através da formação que é possível dar um contributo ao desenvolvimento das localidades e de Portugal. Referiu, também, que o futuro do sector financeiro depende dos jovens e deixou o como conselho o não desistirem e serem perseverantes, caso optem por ingressar pela área financeira.

A Dra. Cristina Oliveira, Delegada de Educação do Centro, referiu a proximidade da Caixa às pessoas e às instituições locais, como forma de valorizar o território. Refere, ainda, que são 20 anos de um projecto consolidado e que tem muito apreço em estar presente. Para além dos parabéns aos jovens, recomenda que, independentemente do caminho que escolham, sejam bons profissionais e que nunca deixem de sonhar.

O Dr. Bruno Alcaide agradeceu a dedicação da Caixa em tão nobre prémio e recomendou aos alunos que o trabalho, a persistência e o esforço sempre recompensam.

A Dra. Helena Teodósio, Presidente do Município de Cantanhede, citou a jovem activista paquistanesa e Prémio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, “vamos pegar nos nossos livros e canetas. Eles são as nossas armas mais poderosas. Um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo”. Afirmou, ainda, que a educação é uma responsabilidade colectiva que extravasa as salas de aula, pelo que agradeceu o contributo da Caixa com este prémio.

No decorrer do evento foram homenageados o Dr. Milagres Francisco, membro do Conselho de Administração da Caixa e a Dra. Sílvia Macedo, enquanto ideólogos deste projecto. O Dr. Manuel Milagres aproveitou o momento para anunciar o lançamento de uma bolsa de estudos ao ensino superior: “em parceria com os Município de Cantanhede e de Mira, encontrámo-nos a finalizar um programa de Bolsa de Estudo para o Ensino Superior que visa garantir a oportunidade de prossecução de estudos a alunos que, apesar de terem aproveitamento escolar, não o poderiam fazer, por comprovadas dificuldades financeiras. Comprometemo-nos a pagar as propinas e as taxas de inscrição no ensino superior público, durante todo o período de licenciatura, com ou sem mestrado integrado, desde que exista aproveitamento escolar. Os cursos abrangidos são os relacionados com a nossa área de actividade.

Findo o curso, receberemos o aluno em estágio profissional, fechando, deste modo, o ciclo de formação.

Este é um projecto já há muito ambicionado. Esperamos poder lançá-lo brevemente.“

Foi convidado João Pedro Damas Martins, antigo aluno premiado em 2015, agradeceu o convite e começou afirmando que poderia ser a irmã, a namorada ou os amigos que receberam, também, o Prémio O Melhor Aluno, a darem o testemunho. Referiu que nem sempre é fácil ser o melhor e este prémio é importante e deve ser um exemplo a seguir.

O evento teve 3 momentos musicais, executados ao piano, por Pedro Marques Machado (o Nocturno em Ré bemol maior do compositor António Fragoso, D Day de Rui Massena e A whole new world, do filme Aladin, da Disney, lançado em 1992, melodia do compositor Alan Menken, com arranjo de Pedro Marques Machado).

Foi convidado, como orador, o Professor Dr. Jorge Paiva, conceituado biólogo, investigador da Universidade de Coimbra, que conquistou a plateia com o tema da Biodiversidade, Água e Vida.

O evento foi assistido por um grupo de jovens voluntários, que actuaram de forma profissional e garantiram que o evento decorresse devidamente (a Adriana Faria, a Carolina Macedo, a Mafalda Oliveira, a Maria Claro, a Mariana Marques, o Pedro Marques e o Pedro Valente).

Porque o evento foi preparado por jovens, para jovens, o catering foi preparado e serviço pelos alunos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede.

Aos alunos premiados foi oferecido uma Poupança Futuro com 250€, uma placa em prata e um diploma como recordação pela merecida distinção.

Lista de alunos premiados:

O Grupo Crédito Agrícola é um grupo financeiro de génese cooperativa constituído, na sua base, por Caixas de Crédito Agrícola. O Grupo de âmbito nacional, com capitais exclusivamente nacionais, conta com mais de 400 mil Associados, mais de 2 milhões e 100 mil Clientes e mais de 600 Agências, distribuídas pelo território nacional. Foi fundado em 1911, tendo como foco inicial o apoio ao financiamento de agricultores em Portugal tendo, ao longo dos anos, expandido o âmbito da sua actividade para outros sectores e alargado a sua área de actuação. O Grupo é composto actualmente, para além das Caixas Agrícolas e da Caixa Central, por empresas dedicadas à actividade seguradora e a banca especializada.

Foi o primeiro banco a disponibilizar a Conta Corrente Caucionada de lançamento automático, o primeiro a disponibilizar o contactless em Portugal, a oferecer o primeiro cartão de pagamento com chip e o primeiro cartão vertical, tendo sido pioneiro na disponibilização de pagamentos com Apple Pay aos seus clientes.