A descida do ISP vai reduzir o preço do gasóleo e da gasolina.
Os combustíveis vão ficar mais baratos já a partir de segunda feira. A descida do ISP vai reduzir o preço dos combustíveis em 20 cêntimos por litro. O anúncio foi feito na quinta-feira por António Costa no Parlamento.
Esta descida de 20 cêntimos por litro representa uma redução de 62% do aumento do preço da gasolina e 42% do aumento do preço do gasóleo “sofrido pelos consumidores desde outubro”, explicou o primeiro-ministro.
A nova descida do ISP faz parte de um pacote de mais de 1.300 milhões de euros para apoiar empresas e famílias a combater a crise energética.
MEDIDAS DE RESPOSTA AO AUMENTO DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS ENTRAM EM VIGOR
As medidas excecionais e temporárias de resposta ao aumento dos preços dos preços dos combustíveis entram em vigor esta sexta-feira e valem até 31 de dezembro.
São suspensos os limites mínimos das taxas do ISP, podendo ser fixados à taxa mínima de zero euros, e estão isentos de IVA adubos, fertilizantes, corretivos de solos e outros produtos para alimentação de gado, aves e outros animais, “quando utilizados em atividades de produção agrícola”.
Estão isentas ainda “farinhas, cereais e sementes, incluindo misturas, resíduos e desperdícios das indústrias alimentares, e quaisquer outros produtos próprios para alimentação de gado, aves e outros animais, referenciados no Codex Alimentarius, independentemente da raça e funcionalidade em vida, incluindo os peixes de viveiro, destinados à alimentação humana”.
SIC Notícias