14.5.2024 –
No passado dia 11 de maio, decorreu no Museu da Pedra, uma palestra/workshop, que abordou a periodização alimentar e foi dirigido a pais e atletas da Seção de Natação da Columbófila Cantanhedense, em parceria com a clínica Fisio André Viegas, na qual participou na qualidade de oradora a nutricionista Raquel Teixeira.
Após abertura da sessão pelo coordenador técnico Paulo Ferreira, que aproveitou o momento para referir o interesse de iniciativas deste género, para o complemento do treino dos atletas, Raquel Teixeira iniciou a sua comunicação revendo alguns conceitos, nomeadamente os macronutrientes e os principais alimentos onde estão presentes e também a pirâmide com os aspetos mais relevantes para o rendimento desportivo.
De seguida, foi explicado o significado do termo periodização, sendo este o acto ou efeito de periodizar ou de dividir em períodos, por exemplo, periodização de um programa de treino ou alimentar.
Assim como o treino dos nadadores é periodizado, também a alimentação deve ser, na medida em que diferentes exigências ao nível da intensidade e volume de treino requerem também diferentes exigências energéticas (calorias) para o organismo.
Raquel Teixeira referiu também, que concretamente, a ingestão de calorias e de hidratos de carbono, a mesma, deve aumentar ou diminuir, consoante as necessidades (e também a ingestão proteica) referindo igualmente, por outro
lado, que a ingestão de micronutrientes deve manter-se sempre otimizada, tendo em conta que estes ajustes alimentares e nutricionais, permitirão uma boa recuperação, dos atletas.
Por fim, Raquel Teixeira, reforçou a importância da hidratação ao longo do dia e sobretudo no momento de treino, referindo em resumo, que a alimentação dos nadadores, não deve ser sempre igual, tal como o treino, também, não o é,
devendo existir ajustes ao longo da semana e nos diferentes microciclos, quer ao nível da alimentação, quer da composição corporal.