A Colômbia ficou a jogar com dez a partir dos três minutos, devido à expulsão de Carlos Sánchez.
O Japão saiu com um triunfo do duelo com a Colômbia (2-1), nesta terça-feira, em plena primeira jornada do grupo H do Mundial. A seleção sul-americana partia para o encontro com claro favoritismo, mas foi vítima do destino, ou melhor, da expulsão de Carlos Sánchez logos aos três minutos.
As contrariedades para José Pekerman começaram logo por James Rodríguez não figurar no onze inicial (Quintero fez o papel de ‘dez’), mas pioraram quando Carlos Sánchez cortou a bola com o braço na área colombiana, após uma defesa de Ospina a um remate de Osaka. Chamado à linha dos onze metros, o experiente Kagawa não tremeu e colocou os nipónicos na frente do marcador.
Em vantagem no marcador e numérica, o Japão passou a controlar mais a posse de bola no próprio meio-campo, mas a Colômbia conseguiu levar o perigo à baliza de Kawashima. A turma sul-americana conseguiu chegar à igualdade ainda no primeiro tempo, através de um golo de um velho conhecido dos portugueses… Quintero. Aos 39 minutos, o criativo converteu um livre direto rasteiro, a barreira saltou e a bola entrou perto do poste.
No segundo tempo, com o passar dos minutos a Colômbia acusou cada vez mais a inferioridade numérica e o Japão foi aproveitando para subir no terreno e ser presença assídua no meio-campo adversário. Os nipónicos conseguiram mesmo voltar a restabelecer a vantagem no resultado, com Osako a fazer o 2-1. Aos 73′, o avançado respondeu com um cabeceamento certeiro a um pontapé de canto cobrado por Honda.
Onze da Colômbia: Ospina; Arias, Davinson Sanchez, Murillo, Mojica; Carlos Sanchez (expulsão, 3′), Lerma; Cuadrado, Quintero, Izquierdo; Falcao.
Onze do Japão: Kawashima; Sakai, Yoshida, Shoji, Nagatomo; Shibasaki, Hasebe, Haraguchi, Kagawa, Inui; Osako.
Mundial – Grupo H
1.º Japão, 3 pontos/1 jogo
2.º Polónia, 0/0
3.º Senegal, 0/0
4.º Colômbia, 0/1