Coimbra revisita memórias de abril com alguns dos nomes maiores da construção da democracia em Portugal

18.6.2024 –

A Universidade de Coimbra recebe sexta-feira, dia 21 de junho, às 15h00, uma sessão evocativa das memórias e referências de alguns dos nomes cimeiros na construção do edifício jurídico democrático e na formação do então PPD: António Barbosa de Melo, Carlos da Mota Pinto, José Figueiredo Dias e José Xavier de Basto, entre outros.

Serão partilhadas memórias, testemunhos e momentos, por aqueles que ainda estão connosco ou por próximos, pelos mais próximos, que acompanharam quem contribuiu para a edificação da democracia em Portugal enquanto membros do Grupo de Coimbra do PPD.

A iniciativa, que acontece no Colégio da Trindade, é possível graças a uma parceria alargada entre a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), a Universidade de Coimbra, a Sedes, a Civicus e a Associação de Ex-Deputados.

“Na ANAM valorizamos iniciativas que permitem reforçar a perceção da Cidadania e da participação cívica com a noção da diversidade política que é a força das autarquias. O Grupo de Coimbra do PPD, formado por vultos maiores do nosso Direito ajudaram na construção do edifício jurídico que ainda hoje habitamos neste Portugal livre. Queremos, com isso, perpetuar o seu exemplo de envolvimento na causa pública, pois só assim seremos capazes de caminhar para um país mais igual e melhor para todos. Por outro lado, é de assinalar, queremos assinalar que alguns destes políticos foram também eleitos locais. Por exemplo, António Barbosa de Melo, depois de ser Constituinte, Presidente da Assembleia da República foi membro da Assembleia Municipal de Penafiel e seu Presidente”, enquadra o presidente da ANAM, Albino Almeida não sem deixar de referir que, já no próximo dia 19 de Julho haverá sessão similar, então evocando nomes do PS.